O executivo chega ao topo da carreira e assume cargo de direção, mas ainda não se sente preparado para representar a marca diante da imprensa.
Se isso acontece na empresa que você trabalha, saiba: é mais comum do que você imagina!
Muitos executivos que já tive a oportunidade de ajudar, inclusive diretores e presidentes de multinacionais, confessam que a grande barreira para se comunicar bem – dentro e fora da empresa – é o medo da visibilidade.
Eles costumam ter as seguintes sensações:
- estar sendo avaliado todo o tempo
- medo de errar
- ansiedade ao falar com superiores (mesmo que eles já estejam em cargos de diretoria)
Esses são alguns dos impedimentos provisórios que bloqueiam o desenvolvimento de profissionais.
Diante dessa experiência, como Coach de Comunicação, especializada em Media Training, vou te contar como faço para ajudar pessoas com alto potencial a terem alto desempenho também na Comunicação Pessoal.
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- ofereço um treinamento de verdade. Não se trata de uma palestra + entrevistas. Como bem exposto no livro “Informar não é Treinamento”, de Erica J. Keeps e Harold D. Stolovitch, a proposta de treinamento é desenvolver capacitação e não apenas jogar conteúdo no colo do espectador para que ele ‘amarre’ a ideia como quiser. Com técnicas, ferramentas, dinâmicas, exercícios práticos (além das simulações de entrevista), o participante entende como se desenvolver enquanto comunicador;
- aplico avaliação para a medição de resultados, a partir de feedback consistente, produtivo e construtivo. O coaching intensificou pra mim a ideia de que todo ser humano precisa de reforço positivo para avançar. Não aponto erro, defeito ou problema, palavras que não fazem parte do meu vocabulário;
- o participante sai do treinamento com um Plano de Ação para conseguir se desenvolver sozinho e aplicar o auto-feedback;
- ofereço treinamento contínuo – dependendo do contrato – para acompanhar o participante por determinado tempo, após o Day Training. Com o auxílio de ferramenta de Ensino à Distância, supervisiono o crescimento de desempenho de cada aluno para que a absorção do conteúdo seja ainda mais consistente.
Tudo isso coloca a baixo algumas crenças que precisam ser desmistificadas:
- que Media Training é um bate papo com executivos. Vamos lá: se bate papo resolvesse, não teríamos tantas gafes e inadequações por parte de porta-vozes de todo tipo de instituição;
- que para um Media Training é preciso contratar um jornalista atuante na mídia. O repórter ou apresentador de tv não é treinador, por que não se dedicou a isso. Isso explica por que alguns treinamentos são tiros nágua e não oferecem resultado efetivo. Além disso, não exponho meus clientes a jornalistas da mídia durante o período de treinamento;
- que o executivo que fala bem em público também domina a relação com o jornalista e será um excelente entrevistado. As duas ações são diferentes e, na minha crença, para ser um bom entrevistado, é preciso ser um bom comunicador.
Se você ainda está lendo esse texto, imagino que tenha se identificado com tudo o que eu expus. Então, posso lhe dar uma sugestão? Me chame para uma conversa. A partir da identificação das necessidades dos seus porta-vozes, vou lhe apresentar uma proposta personalizada para atender a sua empresa. Fico aguardando o seu contato. Mas, antes entenda um pouco mais sobre esse treinamento transformador.
Você sabe o que quer dizer Media Training?
É uma expressão em inglês que significa treinamento de mídia, capacitação que ajuda profissionais a terem melhor desempenho nas entrevistas à imprensa.
O aprimoramento, que envolve maior conhecimento sobre a rotina do jornalista e os bastidores da imprensa, propõe o desenvolvimento de habilidades de Comunicação como base para o aprendizado do porta-voz. E sabe por que é importante estar preparado para aparecer na mídia?
Todo porta-voz – que representa uma marca ou ele mesmo – recebe um cheque assinado e em branco quando se expõe na imprensa. A responsabilidade desafiadora de divulgar a imagem positiva é também uma chance de se auto-promover.
Quem evita se desafiar, fica escondido, como um executivo da área financeira que me procurou para o coaching de comunicação voltado ao Media Training. Apesar de ser diretor executivo de uma grande cooperativa, ele fugia das entrevistas à imprensa e recusava convites para se apresentar em público com medo de se expor. Depois de perceber os benefícios que teria ao trabalhar a própria comunicação, ele tirou as amarras. O comportamento deu nome ao capítulo do livro ‘Você vai ficar sentado aí?’, que eu organizei e editei pela Editora Comunica.
Heitor, nome fictício para não revelar a real identidade do meu cliente, teve acesso aos seguintes benefícios que você pode ter também:
- sua autoconfiança aumentou significativamente e impactou em outras áreas da vida dele. A sensação de leveza foi crescendo a cada sessão e Heitor passou a demonstrar isso nas relações pessoais e profissionais;
- ele assimilou a ideia de que sua mensagem era mais valiosa do que o medo de se expor e entendeu que poderia transmiti-la em qualquer lugar;
- as reflexões sobre o reconhecimento de si mesmo tiveram efeito rápido, simplesmente porque, apesar do medo de se expor, ele desejou se transformar;
Conheça meus livros sobre Media Training.
Em Backstage, eu conto 31 histórias de episódios de entrevistas da época em que fui repórter de tv. Tirei os exemplos dessas situações para orientar porta-vozes, executivos e políticos, que desejam ter melhor desempenho em entrevistas para a imprensa.
Eu conto como se estivesse conversando com o leitor para facilitar o aprendizado e envolvê-lo numa leitura leve e rápida. Backstage também foi editado pela COMUNICA, a editora que abri para lançar os meus livros.
Em 99 Dicas para Aparecer bem na Imprensa, eu reuni orientações profissionais fundamentais para o bom desempenho durante a entrevista. O livro está dividido em 7 áreas: expressividade corporal, expressividade verbal, vestimenta, discurso, uso de equipamentos, rotina da redação e prática de virtudes.
Você não precisa sofrer para falar em público ou dar entrevistas. Comece agora o aprimoramento da sua comunicação e invista no Media Training para tirar proveito do espaço na mídia.
Veja algumas das minhas entrevistas na tv sobre Media Training:
No programa do Jô da Rede Globo eu tive a chance de explicar o meu trabalho com detalhes. Foi uma entrevista incrível com 26 minutos de duração em dois blocos seguidos. Assista agora e aprenda mais:
Em uma participação nos estúdios do Portal UOL para comentar sobre o desempenho de candidatos ao governo de São Paulo e também à Presidência da República, o jornalista Josias de Souza me perguntou se o excesso de Media Training para políticos poderia dificultar a escolha por parte do eleitor. Veja o que eu respondi neste vídeo e entenda melhor o que penso sobre a importância do aprimoramento da comunicação:
Para atender as expectativas de quem pretende se relacionar melhor com os jornalistas e tirar proveito positivo do momento da entrevista, eu criei o Media Training Especializado, um treinamento customizado à realidade de cada cliente. É um treinamento de verdade, onde o foco está no desenvolvimento das competências do participante. Saiba mais sobre o trabalho que realizo:
Então, agora é só falar comigo pra gente conversar mais. Espero você!