Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 1 – Angelo

Olá, Angelo,

Nesta aula, abordamos alguns aspectos importantes que servem de base para o desenvolvimento da comunicação pessoal:

  • a visibilidade;
  • as crenças;
  • a vulnerabilidade.

Para assimilar ainda melhor esses conceitos, sugiro PRATICAR. Veja as tarefas abaixo:

1. Que valores guiam você? Na lista que está aqui, você poderá analisar o que tem relação com a sua maneira de ser e agir. Depois reflita sobre a relação dos valores em que acredita com a sua forma de ser e se comunicar. Comente comigo sobre essas reflexões na próxima sessão.

2. Uma das ferramentas mais importantes do processo de coaching de comunicação é a Lista de Auto Poder . Preencha um pouco todo dia e vá percebendo mais e mais quem você é (só nos aspectos positivos). Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje e, se quiser, faça uma lista paralela sobre os seus PONTOS DE MELHORIA.

3. O que é vulnerabilidade pra você?
Como suporte para um trabalho eficaz, é importante trabalharmos alguns aspectos comportamentais como a VULNERABILIDADE.  O que te faz sentir vulnerável, frágil? 
A vulnerabilidade é o sentimento que aparece pra nós quando estamos expostos e nos preocupamos em estar sendo julgados. Para entender como esse sentimento se processa em você, gostaria que fizesse uma lista que começa sempre com:

Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..

Vá listando o que vem à sua cabeça sobre o sentimento da Vulnerabilidade. Pra te ajudar, imagine-se nos momentos em que esteve exposto e se sentiu vulnerável. Suas respostas ajudarão a encontrar o motivo pelo qual se sente desconfortável quando está de frente ao público. Complete esse exercício antes de seguir para o próximo.

4. Convido você a assistir ao vídeo da palestra da cientista Brené Brown que pesquisa o tema e compartilhou seu conteúdo no TED. Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Anote o que te chamar a atenção para trabalharmos na próxima sessão.

 

5. Quais são os benefícios que você entende que terá quando estiver se comunicando como planeja? Faça uma lista que inclui aspectos da vida pessoal e profissional.

6. Para aumentar ainda mais a sua autopercepção, sugiro fazer o exercício que pede que você investigue a forma como deseja se comunicar. É uma visualização do que será amanhã. Baixe o documento aqui. Conversaremos sobre o que encontrou nessa investigação na próxima sessão.

→ PRÓXIMA SESSÃO: 23 de abril de 2018, às 8h (horário de Brasília).

Ir para a sessão 2 →                                                                                                             VOLTAR

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa