Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 1 – Clayton

Clayton,

A comunicação adequada é baseada no desenvolvimento do emocional. Para atingir a sua meta, sugiro avançarmos nesse roteiro. Por gentileza, pratique as tarefas abaixo:

1. Baixe a Lista de Auto Poder  e preencha um pouco todo dia. Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje.

2. O que é vulnerabilidade pra você?
Como suporte para o trabalho eficaz com a mente, é importante trabalharmos alguns aspectos comportamentais como a VULNERABILIDADE.  O que te faz sentir vulnerável, frágil? 
A vulnerabilidade é o sentimento que aparece pra nós quando estamos expostos e nos preocupamos em estar sendo julgados. Para entender como esse sentimento se processa em você, gostaria que fizesse uma lista que começa sempre com:
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..

Vá listando o que vem à sua cabeça sobre o sentimento da Vulnerabilidade. Pra te ajudar, imagine-se nos momentos em que esteve exposto e se sentiu vulnerável. Suas respostas ajudarão a encontrar o motivo pelo qual se sente desconfortável quando está de frente ao público. Complete esse exercício antes de seguir para o próximo.

3. Convido você a assistir a palestra da cientista Brené Brown que pesquisa o tema e compartilhou seu conteúdo no TED. Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Anote o que te chamar a atenção para trabalharmos na próxima sessão.

4. Olhar para a câmera ou não. Qual deve ser o seu posicionamento?:

https://www.dropbox.com/preview/olhar.mp4?role=personal

5. Para atrair mais seu interlocutor, aposte na alternância de tom. Veja o vídeo abaixo e confira a mudança que a Polyana fez depois da minha observação sobre como deveria usar a voz. Antes, um único tom, baixo e sem movimentação corporal. Depois do corte no vídeo, ênfases  e gesticulação.

6. Exercício:

Para avançar no aprendizado da enfatização, peço que escolha um trecho de vídeo ou áudio que gravou (entre as entrevistas que já concedeu), transcreva e regrave (pode usar o app de gravador do celular) enfatizando as palavras- chave. Antes de gravar, sinalize as palavras que merecem destaque (normalmente os adjetivos e advérbios de tempo e intensidade). Para te ajudar, preciso de:

– gravação que escolheu
– trecho transcrito em word
– nova gravação com ênfases.

Obrigada,

→ PRÓXIMA SESSÃO: a depender do final das tarefas. Aguardo seu contato.

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa