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PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 1 – Clenara

Olá, Clenara,

Destaco abaixo alguns temas que trabalhamos durante a 1ª sessão e que farão parte da condução desse treinamento:

  • Identificação dos sentimentos, pensamentos e ações (gestos ou palavras);
  • Autorreconhecimento;
  • Julgamento do outro (vergonha).

Começaremos por esses pontos para acelerar o seu desenvolvimento. E, para alargar sua auto-percepção, sugiro os seguintes desafios (por favor, faça os exercícios na ordem proposta, porque estão encadeados de forma planejada):

1. Identificação dos sentimentos, pensamentos e ações:

  • Sinta os seus sentimentos, perceba que eles existem, como e quando eles se manifestam: identifique o momento em que cada sentimento chega e onde se instala: na barriga (borboletas no estômago), no coração (aceleração do batimento cardíaco), sudorese embaixo dos braços/mãos, tremedeira? À medida em que identificar, terá maior consciência sobre eles, poderá dimensioná-los e definir qual é a intensidade que deseja para a manifestação de cada um. É, neste momento, que você assume o controle. Imagine a régua e coloque o PONTO BOM pra você:


2. Autorreconhecimento

  • Identifique em que você é boa. Liste tudo mesmo com a ajuda desse material aqui. Perceba se há a tentativa de autossabotagem no momento em que pensa no ponto positivo e manifeste livremente tudo o que julga sobre você mesmo. Você NÃO tem que me mandar essa lista, portanto fique à vontade para listar TUDO que pensar sobre você de forma positiva, sem constragimentos (é um momento muito particular).
    Obs.: Se surgirem pontos que você queira melhorar, faça a lista dos PONTOS DE MELHORIA em paralelo.
  • Ao fazer a lista, questione quais são as evidências para cada ponto listado.
    Exemplos:
    – Evidências de que ‘sou competente’: prêmios; crescimento na carreira; reconhecimento do cliente, chefes e subordinados; participação em eventos, etc.
    – Evidências de que ‘sou gentil’: dou passagem no trânsito, espero os mais velhos passarem à minha frente, sirvo café para um colega na copa da empresa, etc.
    Obs.: Ao listar as evidências de cada PONTO POSITIVO, você deixa claras as provas de cada comportamento e isso promove uma clareza maior sobre a atitude de manter o comportamento e também dos benefícios que ele traz pra você.
  • Depois de listar os comportamentos e ações positivos (não precisa fazer isso num dia só, vá construindo aos poucos), AGRADEÇA. O convite é para você fazer uma lista da GRATIDÃO com tudo o que já fez e conquistou na vida em todas as áreas (pessoal e profissional). É importante que escreva essa lista e incorpore isso no seu dia a dia agradecendo verbal ou mentalmente (de acordo com a possibilidade e o contexto).
    Exemplos:
    – ao fazer a apresentação de uma ideia, agradeça por que passou a mensagem adequadamente;
    – ao ser convidada para participar de um evento, agradeça por ter sido lembrado;
    – ao receber passagem de outro motorista no trânsito, agradeça pela gentileza;
    – ao entrar na empresa todo dia, agradeça pela oportunidade de trabalhar;
    – ou seja: agradeça tudo e sempre. É um mecanismo muito forte que ao mesmo que ajuda a reconhecer tudo o que tem de bom, também consolida a sua força (autoconfiança) e te abre novas oportunidades, reforçando o sentimento de MERECIMENTO.

E, para trabalhar o MERECIMENTO, sugiro que assista a palestra da Brené Brown, filósofa e cientista da Universidade de Houston. Ela é autora de livros com os temas vergonha, vulnerabilidade e coragem. Vamos trabalhar muito esses conceitos para você alcançar o desenvolvimento que deseja (comece a refletir sobre os temas abaixo enquanto assistir ao vídeo):

VERGONHA: investigue os motivos da sua vergonha, mas antes contraponha isso às evidências sobre seus pontos positivos;

VULNERABILIDADE: se você estivesse sentada na plateia SE ASSISTINDO, julgaria que pontos (faça a lista) em você? Você se envergonharia ou se orgulharia de ver você se apresentando lá na frente? Liste as situações que te deixam vulnerável!

CORAGEM: um passo antes de assumir a sensação de merecimento é redescobrir a coragem e isso vem como consequência dos exercícios anteriores. Ao fazer a lista dos pontos positivos (não é a toa que chamo a lista de LISTA DE AUTO-PODER), reconhecer suas conquistas e agradecer e, ainda, discutir sobre as sensações de vergonha e vulnerabilidade, você passa a assumir que merece. Vamos por partes! 🙂

Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ⚙ ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Obs.: Você pode ler os livros da Brene Brown:

A arte da imperfeição
A coragem de ser imperfeito 

3 CONVITES PARA DESAFIOS DA MENTE:

A. Toda vez que algum pensamento negativo aparecer, você pode fazer dois movimentos:
– Tirar o pensamento da mente (como faz ao virar a página no tablet). Isso vira automático;
– Questionar o pensamento dizendo:

‘Mente, o que você pretende ao me dizer que não vou conseguir? Eu sei que você quer o meu bem e pretende evitar que eu passe alguma situação constrangedora; eu acho isso legítimo e agradeço por seu cuidado (não brigue com a mente!), mas eu tenho uma proposta pra você: quero que me assista sem interferências para ver do que eu sou capaz. Você duvida que eu seja capaz? Então, vou te mostrar o que posso fazer, vou te mostrar que posso brilhar e te surpreender’.

Esse diálogo te coloca na condução da mente e não o contrário. Ao impedir que ela te conduza, com essa proposta de parceria com ela, você se sentirá mais autoconfiante e dona da situação.

B. Substituição dos pensamentos negativos por POSITIVOS:
Toda vez que perceber um pensamento INCAPACITANTE visitando a sua mente, substitua-o na hora por um pensamento PRÓSPERO.  Force-se a fazer isso, mesmo que a princípio não concorde muito. Para mudar um hábito, é preciso persistência! 🙂

C. Crie cenários positivos. Todos os dias tire uns minutos para produzir filmes na sua mente sobre o que deseja como resultados na vida. Imagine-se num palco ou à frente de um grupo numa sala de reuniões e crie cenas de como está se comportando, repare no semblante positivo das pessoas que te assistem, perceba os sentimentos que te visitam e recolha os resultados de tudo isso. Use a sua criatividade para criar um filme muito próspero.

Mantenha todas essas reflexões VIVAS na sua mente todo o tempo.

→ PRÓXIMA SESSÃO: 9 de julho, às 19h (horário de Brasília).

Bom trabalho! 🙂

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

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