Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 1 – Fernando Americano

Olá, Fernando,

Duas coisas que observei na sua fala neste primeira sessão e que me chamaram atenção:
– sua capacidade de percepção sobre aspectos ligados à comunicação e que te agradam no outro. Desta forma, você vai criando um modelo para ‘se modelar’. Isso não significa copiar o que o outro se comunica, mas se INSPIRAR.
– sua abertura para os feedbacks e ‘críticas’ (nome que usou); esse comportamento é ótimo para o desenvolvimento. No processo de coaching, eu uso a expressão ‘pontos de melhoria’, porque entendo que é mais produtivo do que crítica 🙂

Vamos ao desenvolvimento na prática?

1. Uma das ferramentas mais importantes do processo de coaching de comunicação é a Lista de Auto Poder . Preencha um pouco todo dia e vá percebendo mais e mais quem você é (só nos aspectos positivos). Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje e, se quiser, faça uma lista paralela sobre os seus PONTOS DE MELHORIA.

Para essa lista ↑ use todos os atributos, relacionados à qualquer área ou situação da sua vida. E faça uma lista paralela com as qualidades do Fernando enquanto comunicador. É como um raio X de você mesmo quando se apresenta em público.

2. Em outra lista, convido você a enumerar os benefícios que tem ou terá quando se comunicar como deseja. Pense nos aspectos pessoais e profissionais.

3. Já focando aspectos técnicos, sugiro que faça uma lista com os diferenciais da sua empresa. Isso vai te ajudar a criar mais vocabulário para se referir ao seu negócio.  Junto com essa listagem, faça outra com os benefícios que seu cliente tem ao te contratar. Pense no que ele ganha; isso sempre deve fazer parte do seu discurso.

4. Linguagem verbal:
Ao falar, como se comporta a sua voz? Analise o quadro abaixo para perceber.

No vídeo abaixo, você vai ouvir a Polyana, que apresentou uma super diferença na forma de falar, num dos meus treinamentos. Perceba o corte no meio do vídeo para entender como ela usou a alternância de tom e note a diferença que fez.

Agora é a sua vez! O exercício convida para gravar sua voz e notar a diferença:

Exercício 1: 
Leia o texto abaixo sem se preocupar com a alternância de tom. Só leia e grave no seu celular para enviar pra mim.

Nós vamos te ensinar como implementar todos esses serviços para ser mais eficiente ao lançar seu produto. Poupe tempo, use a ferramenta certa para necessidades específicias, esse é o nosso mindset de desenvolvedor.

Aprenda a pensar como um engenheiro de software. Uma pessoa que entende as questões técnicas, que sabe o que é um MVC, um DB scheme, um request HTTP, e capaz de aprender novas linguagens em pouco tempo.

Obs.: Peguei essas duas frases do seu site. As palavras em vermelho estão com erro de grafia.

Exercício 2:

Copie e cole o mesmo texto no word e negrite ou sublinhe as palavras-chave, que chamam mais atenção, por terem significado mais forte. Depois disso, grave novamente, agora reforçando as palavras marcadas por você.

Aguardo as duas gravações. Pode enviar pelo whatsapp  se for mais fácil. (não se preocupe com a conversão dos arquivos; faço isso por aqui).

Depois de ouvir de novo as suas duas gravações e perceber possíveis diferenças, comece a se observar (exercício de autopercepção e auto-observação). Esse movimento deve fazer parte da sua vida a partir de agora. Você vai perceber um comportamento contínuo em que amplia a percepção sobre tudo o que e como comunica para que isso te ajude a se desenvolver ainda mais.

5. Postura corporal

Observe os dois vídeos na ordem que eles se apresentam e liste os aspectos que te chamaram a atenção.

 

Bom trabalho!

PRÓXIMA SESSÃO  → 02 de maio de 2018, às 7h45.

 

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa