O site incrivel.club publicou uma lista de 11 comportamentos que se encaixam perfeitamente às características de um comunicador chamado ‘sem noção’. Na interpretação (de minha autoria) de cada situação retratada por imagens da ilustradora Natalya Roshchenko, você entende como assumir um comportamento aceitável para se conectar melhor com as pessoas e ter melhores relacionamentos.
Confira:
1. Por falta de consciência sobre seu próprio espaço, o comunicador FOLGADO acha que é o único SER da face da Terra e exagera na dose. O resultado pode ser inimizade e antipatia.
SOLUÇÃO: Perceba o ambiente e as regras do local. O espaço de um termina onde começa o do outro.
2. A curiosidade também tem dose certa. Talvez com a intenção de colaborar com a colega de trabalho, o comunicador CURIOSO inibe e constrange. De novo a percepção sobre o espaço que pode ser utilizado deve ser praticada.
SOLUÇÃO: Procure exercitar a paciência. Ao esperar a colega terminar o trabalho, você poderá conferir o resultado. Observe o outro: se a pessoa se constranger com um comportamento seu, modifique a estratégia.
3. O SER que se acha a última bolacha do pacote pode ter dificuldades de entender que nem todo mundo pode dar atenção pra ele no momento desejado. O comunicador EGOÍSTA não entendeu ainda que o respeito é bom e todo mundo gosta.
SOLUÇÃO: Contenha-se! Tudo tem a sua hora e o seu lugar. É melhor entender como as coisas funcionam para não reclamar depois que for chamado à atenção.
4. Qual é a dúvida do comunicador ESPAÇOSO? Se você sai da fila um segundo para pegar um formulário no balcão, na volta o sujeito já deu um passo à frente e pegou o seu lugar. Será que tudo isso é falta de percepção ou é má intenção?
SOLUÇÃO: Esteja acordado durante o dia, o tempo TODO!
5. O comunicador SURDO que não se conecta nem por um minuto só interrompe o interlocutor, porque perde o bonde da conversa.
SOLUÇÃO: Conecte-se com o outro, dê atenção, esteja presente. Todos se comunicam, poucos se conectam.
6. É hora de refletir o que está acontecendo. Faça uma auto-análise: o que está fazendo para provocar esse tipo de reação de pessoas que mostram não gostar de você?
SOLUÇÃO: Perceba-se! Avalie você com auto crítica aguçada e com gentileza. Depois que identificar os comportamentos poderá alterá-los.
7. O comunicador APARECIDO tem necessidade de ser notado. O show pode ser interpretado de forma a distanciar as pessoas de você.
SOLUÇÃO: Busque o destaque no resultado do trabalho ou em outras situações e procure ser discreto.
8. O comunicador GÊNIO pode passar a ideia de arrogante.
SOLUÇÃO: Ouça o outro, sem querer concluir tudo, como se você soubesse sempre mais.
9. A tecnologia atrapalha a conexão do comunicador HI-TECH.
SOLUÇÃO: Aproveite o momento. Esteja presente nas situações para não se arrepender depois ou decida não estar nos lugares onde não desejaria estar.
10. O comunicador INSENSÍVEL vai dizer que riu, porque era uma brincadeira enquanto o outro se sentia ridicularizado.
SOLUÇÃO: Pratique a EMPATIA. Coloque-se no lugar do outro. Amanhã, talvez, você esteja na mesma situação.
11. O comunicador IRRITANTE não mede a sua área de atuação e é folgado, insensível e sem noção.
SOLUÇÃO: Olhar nos olhos é uma prática fantástica para promover conexão, mas isso também tem limite. Saiba identificar até onde pode ir e evite criar soluções constrangedoras.