You are currently viewing 5 frases que mostram incapacidade

5 frases que mostram incapacidade

Incapacidade pode ser um estado físico ou emocional. Se eu preciso, por exemplo, carregar um piano, não vou conseguir fazer isso sozinha, claro, e tudo bem se eu me sentir incapaz pra essa tarefa.  Mas, quando se trata de uma sensação de incapacidade emocional, é importante avaliar o quanto isso é real ou se está sendo reforçado pelo vocabulário. Muita gente usa as palavras de forma negativa e isso ajuda a fortalecer o estado emocional. Sem perceber está repetindo frases que se tornam verdadeiras e aí sim a pessoa se sente incapaz.

Eu escolhi 5 frases pra gente estudar aqui:

  1. Eu não consigo: diante de algo desafiador, é isso que você fala?
  2. Isso é muito pra mim: frase típica de quem sente que não merece
  3. Eu acho que não vai dar: um diagnóstico muitas vezes precoce feito por alguém que normalmente se acha incapaz de fazer algo dar certo. Antes de tentar, já se pronuncia desfavorável ao sucesso do plano
  4. É difícil: primeiro, ninguém falou que ia ser fácil e se o que é desafiador se apresenta pra você, é pra que possa exercitar o que ainda não fez para descobrir outras habilidades
  5. Nem pensar: vc propõe algo e, sem saber os detalhes, alguém já da sinais de boicote.

Essas frases dão pistas de que o perfil do comunicador é de alguém que se sente derrotado. Ele não se motiva nem com um desafio e já vai logo finalizando o assunto com uma frase negativa dessas. É importante se ouvir para perceber se você pratica as frases incapacitantes. A palavra tem poder e a energia que uma frase dessa carrega é muito negativa.

Então como fazer para mudar isso?

1º: Preste atenção no que você diz pra entender se tem na ponta da língua esse vocabulário derrotista;

2º Avalie o que você pode fazer para mudar essa fala. Pergunte-se: ‘diante do desafio, o que eu tenho que posso usar para driblar isso?’ Preciso reconhecer o que tenho de bom. Logo de cara, a ideia é de que não posso, não consigo porque não desenvolvi ainda as habilidades necessárias para dar conta do proposto. Mas, quem nasceu sabendo?

3º Faça um plano para conseguir dar conta do recado. Sabendo que pode, que dispõe de recursos, ou seja, as habilidades, você já pode arregaçar as mangas e começar. Se o espírito for o contrário disso, você vai congelar, vai ficar parado e preferir não avançar. A escolha é sua. Todas as decisões da nossa vida são de nossa responsabilidade. Se não fizer nada diante de um desafio – e tem o direito de não fazer – não poderá sentir o valor de ter exercitado novas habilidades que com certeza lhe darão mais autoconfiança para conseguir avançar mais ainda.

O sentimento de incapacidade pode ser temporário ou durar anos. As frases que mostram essas sensação de fraqueza e falta de coragem podem ditar as regras da sua vida, se você deixar.

O vocabulário que usamos muda nosso estado emocional ou são nossas emoções que constroem as palavras que usamos? Repare em você: no que sente, no que fala. E se fizer sentido, mude o vocabulário pra mudar sua vida. Se você ainda não baixou o ebook ‘5 dicas para usar a comunicação a favor da felicidade’, é so entrar no meu site e solicitar o seu.

 

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.