Alegria, tristeza, ansiedade, raiva e medo são alguns dos sentimentos que podemos sentir todos os dias, mas existem muitos mais. Leia esse texto até o final e vai conferir uma lista com mais de 400 que podem já ter visitado você em algum momento da sua vida.
Tem sentimento que, quando aparece, você percebe na hora. Outros são mais difíceis de identificar e ficam a atormentar você sem uma pista do que você realmente sente. E, como vai administrar seus sentimentos se nem sabe o que sente? Por desconhecer, você fica num estado que podemos chamar de fora de controle e isso reflete na sua forma de se comunicar.
Eles não avisam quando vão chegar e podem pegar você de surpresa, mas você decide se eles ficam mais tempo ou vão embora. Colocar-se em posição passiva em relação aos sentimentos pode fazer de você um refém que sofre alterações de humor repetidas só esperando o novo caminho que se apresenta pela frente.
Administrar o que sentimos é uma competência treinável que começa com a disposição e o espírito desafiador de se conhecer.
Entenda a rota que você pode trilhar para se relacionar melhor com os sentimentos e se colocar em posição de controle da sua comunicação. O que vai ler a seguir é o mesmo que construir a sua Inteligência Emocional:
1. ESTAR NO AGORA: ligue o seu ‘play’ e viva! O contrário disso seria estar com a cabeça nas nuvens, viver a vida do outro, funcionar no piloto automático e por aí vai. Quando você está consciente de quem é, o que fala, o que sente e o que quer, você está AQUI, no AGORA. O escritor e conferencista alemão Eckhart Tolle é especialista no assunto e um vídeo para você começar a ter contato com a obra dele é esse aí. Se tiver interesse em ler sobre o tema, procure o livro O PODER DO AGORA, de autoria dele.
2. ESCOLHER O QUE QUER SENTIR E EM QUE INTENSIDADE: Já que você não pode selecionar os sentimentos que vai vivenciar, pelo menos pode e deve decidir quais deles você quer sentir e com que intensidade. Depois de experimentar a sensação de estar no agora, verá que não é um bicho de sete cabeças escolher sentimentos e determinar sua régua de intensidade de acordo com a situação que você vive. O pai da inteligência emocional, o psicólogo norte-americano Daniel Golleman, oferece reflexões para o início do entendimento deste tema, no vídeo abaixo;
Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.
3. ASSUMIR O CONTROLE DA MENTE: quando percebe que é você que está no controle e não a mente (com o exercício do’ agora’ você vai sentir isso), não dá mais o poder pra ela. Assumir o controle da mente é entender o que está acontecendo para decidir o que fazer e não ser levado por pensamentos e sentimentos que destroem você, sem nem perceber o que está havendo;
4. SER PERSISTENTE NO CAMINHO QUE ESCOLHEU: o exercício de ‘estar no agora’ vai oferecer mais autoconfiança e tranquilidade e esses já serão benefícios estimulantes para manter-se no caminho. Mas, saiba que a todo momento será testado pela sua mente para voltar ao tipo de pensamento que tinha e que detonava um tipo de sentimento e um tipo de comunicação. Praticar o controle da mente vai te ajudar a selecionar o que realmente deseja e manter-se determinado no caminho que escolheu;
5. NÃO SE CONTAMINAR COM POSTURAS DE OUTRAS PESSOAS: no seu caminho de autotransformação você pode se deparar com pessoas que estão em outra vibração, então é importante que faça a distinção disso para não se contaminar com comportamentos, pensamentos e palavras dos outros. O passo 4 precisa realmente estar firme para você evitar o risco de voltar a um estágio anterior, a sua zona de conforto, e não evoluir como deseja.
Mas, é importante esclarecer que esses ‘passos’, não são uma receita de bolo. Eles são uma construção, um caminho, que deve ser iniciado para ver e sentir os resultados.
Confira abaixo a lista com 403 sentimentos e avalie o que costuma sentir e em que intensidade para começar o seu PLANO DE AÇÃO e administrar melhor o seu estado.
Abalo Abatimento Aceitação Adaptação Adoração Afeição Afetividade Afirmação Agitação Agonia Agressividade Ajustamento Alegria Alienação Amargura Ambição Amor Angústia Ânimo Ansiedade Antipatia Apatia Apego Apoio Apreensão Ardor Arrependimento Arrogância Atenção Atração Ausência Autismo Autoritarismo Avareza Aversão Avidez Beleza Boa-intenção Bom-humor Bondade Bravura Brilhantismo Brio Calma Capacidade Carência Caridade Carinho Carisma Castidade Catalepsia Cegueira Celeridade Centrado Chateação Ciúme Civilização Civismo Clareza Coerência Cólera Comoção Compadecimento Compaixão Companheirismo Complacência Competitividade Compreensão Comprometimento Compulsão Concentração Conciliação Confiança Conflito Conformismo Confusão Congruência Consciência Conseqüência Consolação Constrangimento Contentamento Convicção Coragem Cordialidade Covardia Credulidade Crença Criatividade Culpa Cumplicidade Curiosidade Curtição Decepção Decisão Delicadeza Dengo Dependência Depressão Derrota Desafeição Desamparo Desânimo Desajeitamento Desapego Desapontamento Desconfiança Desconsolação Descontração Descrença Desejo Desencanto Desesperança |
Desespero Desestruturação Desgaste Desgosto Desgraça Desilusão Desinibição Desintegração Desinteresse Desligamento Deslumbramento Desonestidade Desorientação Desprazer Desprezo Desrespeito Desunião Determinação Devaneio Dignidade Dilema Diletantismo Discórdia Discriminação Dispersão Disponibilidade Disposição Dissimulação Distanciamento Divagação Divagação Divisão Dó Docilidade Dominação Dor Dúvida Educação Efusão Egoísmo Embaraço Emburramento Empatia Empolgação Encaixe Encantamento Engano Energia Engrandecimento Entusiasmo Equilíbrio Erraticidade Esgotamento Espanto Esperança Espiritualidade Espirituosidade Estabilidade Estarrecimento Estresse Estruturação Estupor Euforia Exaustão Expectativa Explosão Êxtase Falsidade Familiaridade Fanatismo Fascínio Fé Felicidade Ferocidade Fidelidade Fingimento Flacidez Flexibilidade Força Fracasso Fragmentação Franqueza Fraqueza Frieza Frivolidade Frustração Fuga Gentileza Graça Gratidão Gula Harmonia Hipocrisia Histeria Honestidade Honra Horror Hostilidade Humanidade Humilhação Idealismo Igualdade Iluminação Ilusão Imparcialidade Imperfeição Incapacidade Incoerência Incongruência Incompatibilidade Incompreensão Inconsciência Inconseqüência |
Inconstância Incredulidade Indecisão Independência Indiferença Inércia Inferioridade Infidelidade Ingenuidade Ingratidão Inibição Iniciativa Injustiça Inocência Inquietação Insatisfação Insegurança Insensatez Insensibilidade Instabilidade Integração Integridade Inteligência Interesse Intimidade Intranqüilidade Intrepidez Intrometimento Inveja Ira Irritação Isolamento Justiça Lástima Leveza Liberdade Libertinagem Liderança Loucura Luto Luxúria Má-intenção Mágoa Maldade Mal-humor Malignidade Maravilhar-se Masoquismo Medo Meiguice Melancolia Mistério Morte Necessidade Negativismo Negligência Nojo Obcecação Obediência Obstinação Objetividade Obliteração Observação Ódio Orgulho Otimismo Ousadia Paciência Paixão Pânico Paralisia Passividade Pavor Paz Pedantismo Pena Perceptividade Perda Perdão Perfeição Persistência Perseverança Perturbação Perversidade Pessimismo Piedade Plasteza Positivo Posse Prazer Preconceito Preguiça Preocupação Pressa Prestatividade Proatividade Prosperidade Prudência Pudor Querer Radiância Raiva Rancor Realização Rebeldia Receptividade Rejeição Remorso Renúncia Repelência Repugnância Reserva Resiliência |
Respeito Responsabilidade Ressentimento Revanchismo Revide Revolta Rigidez Sabedoria Sadismo Safadeza Sagacidade Sarcasmo Satisfação Saturação Saudade Segurança Sem-graceza Sem-vergonhice Sensatez Sensibilidade Sensualidade Separação Serenidade Servidão Simpatia Sinergia Sofrimento Solidariedade Solidão Sonho Sossego Suavidade Subserviência Sufoco Superioridade Surpresa Tédio Teimosia Temor Tenacidade Ternura Terror Tesão Timidez Tolerância Tranqüilidade Tristeza União Unificação Urgência Vaidade Valentia Vergonha Vibração Vida Vigor Vingança Virtuosidade Vítima Vitória Vivacidade Volúpia Vontade Vulnerabilidade |
*A lista acima é de autoria de Virgílio Vasconcelos Vilela, do site www.possibilidades.com.br; o texto é da coach de comunicação pessoal Aurea Regina de Sá.