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PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

42 ações do dia a dia que
podem fazer bem
para a sua saúde mental

E para todos ao redor.

O piloto automático não desliga e você continua agindo sempre igual por que ainda não percebeu que pode fazer diferente? Então, se estiver preparado:

PARE, RESPIRE, ANALISE E FAÇA ALGO DIFERENTE DO QUE SEMPRE FAZ.

Quer fazer uma experiência comigo? Neste post, eu vou sugerir algumas práticas para a próxima semana. Talvez você possa usar alguma ideia para agir de forma diferente. Se você se mantiver atento e disciplinado vai notar uma grande mudança na sua vida depois dessa vivência. Então, vamos lá?

EM CASA
Mantenha seu espaço organizado:
Sirva os familiares na hora do jantar;
Sente com o filho para saber como foi o dia na escola;
Sugira um filme que a maioria se interesse;
Não domine o controle remoto (se possível, desligue a TV);
Leve assuntos positivos para a mesa;
Evite reclamar sem motivo;
Elogie seus familiares;
Vibre com as conquistas do parceiro (a) e filhos;
Ouça cada um com atenção;
Não desvalorize as escolhas de ninguém, muito menos alguém que você ama;
Olhe nos olhos para conversar;

NO TRABALHO
Pergunte para o colega que trabalha ao seu lado se ele quer um copo dágua, quando se levantar para pegar o seu;
Ofereça ajuda, quando vir alguém em dúvida;
Sugira mudanças no trabalho de alguém, quando perceber que ele pode ter melhor desempenho (feedback é um instrumento positivo para ser utilizado);
Fale baixo para não atrapalhar os colegas;
Abra a porta para colegas entrarem e saírem da sala antes de você;
Chame os funcionários pelo nome e agradeça pelos serviços prestados;
Ao subir no elevador, cumprimente o ascensorista (se o prédio for antigo…rsrs);
Escolha almoçar, de vez em quando, com alguém que você não conhece muito bem;
Olhe nos olhos para conversar;

NO TRÂNSITO
Dê passagem para outros motoristas, sem que eles precisem implorar;
Dê passagem para o pedestre, mesmo que fora da faixa, quando for possível;
Buzine para interferir numa possível colisão, quando perceber que um dos motoristas à sua frente está ao celular;
Baixe a janela do carro para atender ao pedido de ajuda do carro ao lado;
Não estacione na vaga preferencial nem por um segundo;
Não pare em fila dupla só por que vai ficar mais fácil pra você;
Não dê uma de espertinho (a) e fure a fila de carros que vão na mesma direção que você;
Respeite o ciclista;
Perceba as paisagens que quase nunca vê e aproveite o cenário;

NA FILA (qualquer fila)
Evite reclamar sobre a demora no atendimento;
Converse com estranhos, mesmo que os assuntos sejam estranhos…rsrs;
Puxe papo construtivo;
Aproveite o tempo com pensamentos saudáveis;
Na sua vez, cumprimente o atendente sem jogar sua raiva nele;
Espere com paciência quando, na sua vez, um preferencial for atendido (amanhã poderá ser você);
Olhe nos olhos para conversar;

AO TELEFONE
Chame o interlocutor pelo nome;
Use tom de voz amigável;
Se perceber que pode perder a paciência, pense antes no que vai dizer e resolva não dizer;
Lembre-se de usar as palavras mágicas: por favor, obrigado (a) e desculpe;

Não custa tentar.
Faça o seu melhor e o melhor acontecerá!

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

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