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Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Comunicação de valor: é o outro que importa!

Quando você se comunica, por acaso leva em conta o ponto de vista do outro? É muito comum que as pessoas prestem mais atenção no que elas têm pra dizer do que no que outro gostaria de ouvir. É claro que em muitas situações não dá pra saber exatamente o que o outro deseja, mas pelo menos tentar perceber isso é uma estratégia, digamos, muito valiosa.

E você pode notar qual é a expectativa do seu interlocutor, enquanto o processo da comunicação acontece. É só aumentar um pouquinho o seu nível de percepção. Isso pode ocorrer no contato pessoal e até por telefone. O outro sempre nos dá pistas que devem ser levadas em consideração. Ele manifesta uma dúvida, um sentimento de aceitação ou rejeição a partir do que nós dizemos. E ele mostra isso pela fala, pelas palavras, e pelo não verbal, que é tudo o que não dizemos mas expressamos com o corpo. O não verbal do rosto é muito forte em algumas pessoas. Quer ver? Quando você me apresenta uma ideia que eu não topo muito, eu posso não dizer nada, mas eu se fizer uma cara torta….ah, você vai saber o que eu pensei ou senti.

As reações do corpo são inevitáveis. Um livro muito famoso e muito interessante que tem o título ‘O corpo fala’ dá detalhes sobre caras e bocas, gestos e movimentos corporais que denunciam a mensagem que muitas vezes não queremos transmitir, mas acabamos passando pro outro.

Conhecer e entender o por quê dessas reações é fundamental para que você aprimore a sua comunicação. Se partirmos da ideia de que comunicação não é o que nós dizemos, mas é aquilo que o outro entende e SENTE do que nós dizemos, aí sim você entende os benefícios de se comunicar e vai tirar muito mais proveito das situações em que interage com uma ou mais pessoas.

Experimente colocar o foco no outro. Saia do controle e responsabilize-se pela sua comunicação.

PARA COLOCAR EM PRÁTICA:

  • Focalize totalmente a sua atenção para o outro no momento da interação
  • Observe o que diz o ‘não-verbal’ da pessoa
  • Procure perceber a intenção positiva das palavras e expressões, sem levar nada para o pessoal
  • Aurea Regina de Sá

    Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

    AUREA REGINA DE SÁ

    Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

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