Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Escute para se comunicar melhor!

Calar na hora certa pode ser estratégico.

Não dá pra negar: o silêncio é fundamental para escutar melhor e praticar a boa comunicação nas relações.

E isso não tem nada a ver com ser submissa ou não saber se posicionar. Tem a ver com estratégia.

Tem mesmo que falar toda hora?

Tem gente que diz: eu não fico quieta, não deixo nunca de dar minha opinião.  Mas será que é sempre necessário abrir a boca pra qualquer coisa?

Antes de tudo é importante entender por que motivo eu quero falar. É pra marcar presença, pra convencer o outro ou apenas pra interagir e compartilhar?

Tem hora pra tudo, mas as vezes a ansiedade não deixa a razão assumir o comportamento e aí vem aquela vontade incontrolável de falar, dar palpites e perguntar sem medida.

O silêncio pode ser bom, se também for praticado na medida. Se você entrar muda numa reunião e sair calada, vai dar o que falar. Se falar sem parar, vai dar o que falar. O equilíbrio deve ser sempre nosso objetivo maior, mas pra isso o primeiro passo é estar acordada, perceptiva, consciente sobre o que diz, como fala o que pensa e o que se passa dentro de você, suas sensações.

O aprendizado vem do autoconhecimento.

As reflexões sobre comunicação são importantes também:

  • “Você tem uma boca e dois ouvidos. Use-os nessa proporção” (provérbio chinês)
  • Tem outra bem popular: ‘em boca fechada não entra mosquito’
  • E tem uma clássica do educador Rubem Alves que é: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir”.

Pra ouvir a gente precisa silenciar. E tem quem confunda silêncio com falta do que dizer. Não é bem assim. As vezes é aí que mora a sabedoria. Relevar, deixar passar podem ser também estratégias de comunicação. Isso não é engolir sapo, muito menos levar desaforo pra casa. É saber a hora certa de falar e calar.

Como é que faz isso? Ligue o botão da autopercepção, pra ver você se comunicando de fora. Como se você fosse outra pessoa, como se estivesse fora do seu corpo. Assim vai se comunicar de forma consciente e vai poder decidir em que momento falar e em que momento apenas escutar.

Tem uma outra coisa importante: quando falamos, por mais que o objetivo seja ajudar o outro com o conteúdo que a gente emite, tem muito do nosso ego marcando presença. Quando a gente escuta, tem muito mais doação, disponibilidade para o outro. E a comunicação de verdade é conexão.

Portanto, o silêncio também faz parte desse pacote de aprendizado.

Nas próximas interações preste atenção se é realmente necessário falar ou se é estratégico escutar.

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação, especializada em Media Training.

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa