Media Training

O executivo chega ao topo da carreira e assume cargo de direção, mas ainda não se sente preparado para representar a marca diante da imprensa.

Se isso acontece na empresa que
você trabalha, saiba:
é mais comum do que você imagina!

Muitos executivos que já tive a oportunidade de ajudar, inclusive diretores e presidentes de multinacionais, confessam que a grande barreira para se comunicar bem – dentro e fora da empresa – é o medo da visibilidade.

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Esses são alguns dos impedimentos provisórios que bloqueiam o desenvolvimento de profissionais.

Diante dessa experiência, como Coach de Comunicação, especializada em Media Training, vou te contar como faço para ajudar pessoas com alto potencial a terem alto desempenho também na Comunicação Pessoal.

  • Ofereço um treinamento de verdade. Não se trata de uma palestra + entrevistas. Como bem exposto no livro “Informar não é Treinamento”, de Erica J. Keeps e Harold D. Stolovitch, a proposta de treinamento é desenvolver capacitação e não apenas jogar conteúdo no colo do espectador para que ele ‘amarre’ a ideia como quiser. Com técnicas, ferramentas, dinâmicas, exercícios práticos (além das simulações de entrevista), o participante entende como se desenvolver enquanto comunicador;

    Aplico avaliação para a medição de resultados, a partir de feedback consistente, produtivo e construtivo. O coaching intensificou pra mim a ideia de que todo ser humano precisa de reforço positivo para avançar. Não aponto erro, defeito ou problema, palavras que não fazem parte do meu vocabulário;

    O participante sai do treinamento com um Plano de Ação para conseguir se desenvolver sozinho e aplicar o autofeedback;

    Ofereço treinamento contínuo – dependendo do contrato – para acompanhar o participante por determinado tempo, após o treinamento presencial. Com o auxílio de ferramenta de Ensino a Distância, supervisiono o crescimento de desempenho de cada aluno para que a absorção do conteúdo seja ainda mais consistente. Além disso ofereço a mentoria individual no ambiente remoto.

Tudo isso coloca a baixo algumas crenças que precisam ser desmistificadas:

Que Media Training é um bate papo com executivos. Vamos lá: se bate papo resolvesse, não teríamos tantas gafes e inadequações por parte de porta-vozes de todo tipo de instituição;

Que para um Media Training é preciso contratar um jornalista atuante na mídia. O repórter ou apresentador de tv não é treinador, por que não se dedicou a isso. Isso explica por que alguns treinamentos são tiros nágua e não oferecem resultado efetivo. Além disso, não exponho meus clientes a jornalistas da mídia durante o período de treinamento;

Que o executivo que fala bem em público também domina a relação com o jornalista e será um excelente entrevistado. As duas ações são diferentes e, de acordo com a minha experiência, para ser um bom entrevistado, é preciso ser um bom comunicador.

Se você ainda está lendo esse texto, imagino que tenha se identificado com tudo o que eu expus. Então, posso lhe dar uma sugestão? Me chame para uma conversa. A partir da identificação das necessidades dos seus porta-vozes, vou lhe apresentar uma proposta personalizada para atender a sua empresa. Fico aguardando o seu contato. Mas, antes entenda um pouco mais sobre esse treinamento transformador.

 

Você sabe o que quer dizer Media Training?

É uma expressão em inglês que significa treinamento de mídia, capacitação que ajuda profissionais a terem melhor desempenho nas entrevistas à imprensa.

O aprimoramento, que envolve maior conhecimento sobre a rotina do jornalista e os bastidores da imprensa, propõe o desenvolvimento de habilidades de Comunicação como base para o aprendizado do porta-voz. E sabe por que é importante estar preparado para aparecer na mídia

Todo porta-voz – que representa uma marca ou ele mesmo – recebe um cheque assinado e em branco quando se expõe na imprensa. A responsabilidade desafiadora de divulgar a imagem positiva é também uma chance de se auto-promover.

Quem evita se desafiar, fica escondido, como um executivo da área financeira que me procurou para o coaching de comunicação voltado ao Media Training. Apesar de ser diretor executivo de uma grande cooperativa, ele fugia das entrevistas à imprensa e recusava convites para se apresentar em público com medo de se expor. Depois de perceber os benefícios que teria ao trabalhar a própria comunicação, ele tirou as amarras. O comportamento deu nome ao capítulo do livro ‘Você vai ficar sentado aí?’, que eu organizei e editei pela Editora Comunica.

Heitor, nome fictício para não revelar a real identidade do meu cliente, teve acesso aos seguintes benefícios que você pode ter também:

  • Sua autoconfiança aumentou significativamente e impactou em outras áreas da vida dele. A sensação de leveza foi crescendo a cada sessão e
  • Heitor passou a demonstrar isso nas relações pessoais e profissionais;

    Ele assimilou a ideia de que sua mensagem era mais valiosa do que o medo de se expor e entendeu que poderia transmiti-la em qualquer lugar;

    As reflexões sobre o reconhecimento de si mesmo tiveram efeito rápido, simplesmente porque, apesar do medo de se expor, ele desejou se transformar.