Ganhar um cheque em branco para representar uma marca perante à sociedade por meio da mídia é um privilégio e não um problema. Para quem ainda tem dificuldades para compreender como aproveitar as situações de visibilidade ou não se sente tão confortável na vitrine, fazer o papel de porta-voz pode ser mais desafiador, mas não impossível de lidar.
5 dicas para representar bem a marca
- Fuja dos excessos: opiniões acaloradas, especialmente sobre assuntos polêmicos podem comprometer a sua imagem; evite roupas que desfavorecem a imagem de credibilidade para não transmitir uma ideia errada sobre quem você é; ou compartilhamento de mensagens que possam criar um conceito negativo sobre a sua imagem;
- Mantenha a coerência: se no dia a dia você diz que tem comportamento adequado, deve mostrar isso. A credibilidade é conquistada com ações e não com palavras;
- Não fale sobre os concorrentes: nunca aponte suas falhas, nem se vanglorie porque a empresa que você representa está em uma posição superior;
- Use as oportunidades para se mostrar positivo e grato e não para transparecer soberba. Ex: ao fazer uma viagem, compartilhe alguma experiência e evite dizer que está tomando um vinho francês que custou mais de 50 euros só para dizer que você teve dinheiro para comprar;
- Pratique virtudes: paciência, humildade, generosidade, gentileza são algumas das práticas positivas que podem transformar o ser humano e fazer dele um comunicador mais completo e conectado.
A prática e a criação de novos hábitos podem facilitar o desempenho do papel do porta-voz (sem traumas) para promover o bom nível de reputação, especialmente nas redes sociais.
Comportamentos como os listados acima também podem reforçar a postura ética que talvez a marca espere de você.
Antes de parecer marketing, é importante que sejam atitudes originais, naturais para transmitir verdade, acima de tudo. Em Backstage, meu livro sobre Media Training, eu conto histórias de entrevistas reais em que faltou algum desses comportamentos para porta-vozes durante a relação com o jornalista.