Guilherme,

Vamos fazer um trabalho muito mais técnico do que comportamental, mas não posso deixar de te oferecer algumas reflexões para servirem como lembrete do que pode fazer para potencializar ainda mais a sua forma de interagir, se relacionar e se comunicar com as pessoas. Considerando que poderá vivenciar momentos tensos na sua área de atuação, é importante estar bem emocionalmente para se comunicar, porque a sua carreira depende da sua imagem.

Sugiro que assista os seguintes vídeos, reflita e compartilhe suas conclusões comigo na próxima sessão; quero saber que aprendizado tirou de cada vídeo e o que pode levar para o seu dia a dia. Todos os conteúdos estão relacionados com a comunicação:

Sobre ESCUTAR NA ESSÊNCIA:

Sobre ESTAR NO AGORA:

Sobre EMPATIA (se colocar no lugar do outro para observar e sentir o que ele pense e sente):

PRÁTICA:

1. Faça uma lista dos seus pontos positivos. Você pode utilizar essa ferramenta aqui.
Objetivo: reforçar o que você tem de bom como pessoa.

2. Faça uma lista dos pontos positivos do ‘Guilherme treinador’. Tudo o que você já tiver colocado em prática algum dia, mesmo que não tenha sido de forma recorrente, vale para incluir na listagem.
Objetivo: reforçar os seus diferenciais.

3. Faça uma tabela com situações negativas – dentro do seu meio de trabalho – e seu contraponto positivo.
Objetivo: desenvolver o VOCABULÁRIO POSITIVO em várias ocasiões e treinar a REVERSÃO DO DISCURSO, ou seja, não focar no negativo da questão, mas no positivo que a resposta pode apresentar.
Trabalhe os exemplos abaixo e crie outros com cenários negativos e suas respostas positivas. Escreva as respostas  – e não só pense – para planejar o conteúdo e discutirmos na próxima sessão.

Cenário negativo Conteúdo positivo para reverter o negativo da situação
O time perdeu o título.  
O artilheiro foi expulso, porque foi malcriado com o juiz.  
A torcida vaiou o time e virou as costas pro campo quando a equipe se apresentou.  
Depois da terceira derrota consecutiva, o seu cargo como treinador está comprometido.  

4. Veja a análise que fiz da matéria impressa. Na próxima sessão, peço que me responda o que questionei no PPT.

PRÓXIMA SESSÃO: dia 18 de junho, às 10h (horário de Brasília).

Bom trabalho!