Olá, Jaime,

Nesta aula, abordamos alguns aspectos importantes que servem de base para o desenvolvimento da comunicação pessoal:

  • o julgamento;
  • o autorreconhecimento;
  • o funcionamento da mente

Para assimilar ainda melhor esses conceitos, sugiro PRATICAR. Veja as tarefas abaixo (por favor, faça na ordem):

1. A mente pode ser uma grande aliada ou nossa inimiga. O que você escolhe? Na próxima sessão vou compartilhar com você uma dinâmica de Programação Neurolinguística para ajudar na administração das sensações a partir do filtro dos pensamentos. Mas, antes focalize o pensamento que quer usar para substituir aquele negativo que não tem ajudado você. Se quando está exposto, o pensamento que vem é algo como: ‘vão me julgar, será que vão me aprovar?’ escolha trocar esse pensamento ENFRAQUECEDOR por um FORTALECEDOR. Qual seria esse pensamento novo? Mantenha esse novo pensamento na frente e preste atenção em como tudo acontece.

2. O que é vulnerabilidade pra você?
A vulnerabilidade é o sentimento que aparece pra nós quando estamos expostos e nos preocupamos em estar sendo julgados. Para entender como esse sentimento se processa em você, gostaria que fizesse uma lista que começa sempre com:
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..

Vá listando o que vem à sua cabeça sobre o sentimento da Vulnerabilidade. Pra te ajudar, imagine-se nos momentos em que esteve exposto e se sentiu vulnerável. Suas respostas ajudarão a encontrar o motivo pelo qual se sente desconfortável quando está de frente ao público. Complete esse exercício antes de seguir para o próximo.

Depois que fizer a lista (só depois que fizer a lista), convido você a assistir a palestra da cientista Brené Brown que pesquisa o tema e compartilhou seu conteúdo no TED. Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Anote o que te chamar a atenção para trabalharmos na próxima sessão. Brené é autora dos livros A Coragem de Ser Imperfeito e a Arte da Imperfeição, que você pode baixar clicando nos links. Na minha opinião, esses são alguns dos dos livros mais importantes para quem quer vencer o desconforto de falar em público.

https://youtu.be/zD1RciIidUs

3Baixe a Lista de Auto Poder  e preencha um pouco todo dia. Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje.

→ PRÓXIMA SESSÃO: 28 de fevereiro de 2018, às 19h (horário de Brasília).

Ir para a sessão 2 →                                                                                                             VOLTAR