Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 1 – Paulo

Nesta aula, abordamos alguns aspectos importantes que servem de base para o desenvolvimento da comunicação pessoal:

  • o autorreconhecimento;
  • a gratidão;
  • o funcionamento da mente

Para assimilar ainda melhor esses conceitos, sugiro PRATICAR. Veja as tarefas abaixo:

1. Baixe a Lista de Auto Poder  e preencha um pouco todo dia. Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje.

2. Mantenha o hábito que já cultiva e use a Lista da Gratidão para perceber o seu nível de merecimento diante da vida. Quanto mais sólida for a percepção de que merece coisas boas, mais coisas boas a vida entregará pra você e isso está totalmente relacionado com a forma como você se vê e como se comunica.

3. Há muitos materiais para trabalhar a mente. Na 1ª sessão, vimos duas técnicas de PNL – Programação Neurolinguística:

– Questione a mente, sempre que ela trouxer algo negativo, que subestime a sua capacidade. Faça um acordo com ela e peça um voto de confiança. Sem brigar com ela, convide-a a ‘pagar pra ver’, faça o que se propôs fazer e volte a ela para mostrar que você fez como imaginou ‘contrariando’ o que ela havia dito pra você. Para questionar a mente é preciso estar ACORDADO, PERCEPTIVO.

– Visualize os resultados que deseja. Faça cenários, imagine o seu comportamento (corporal e verbal) e também a forma positiva como as pessoas recebem você. Incremente o cenário com o máximo de detalhes que puder e especialmente, SINTA. Procure perceber a emoção positiva como você encara a situação e sinta-se bem com isso. Durante a dinâmica de visualização, não há espaço para aspectos negativos de nenhum tipo: filtre, selecione e só deixe entrar na mente o que pode acrescentar positivamente pra você e para as pessoas com as quais se relaciona nesse cenário.

Como suporte para o trabalho eficaz com a mente, é importante trabalharmos alguns aspectos comportamentais como a VULNERABILIDADE.  O que te faz sentir vulnerável, frágil? Convido você a assistir a palestra da cientista Brené Brown que pesquisa o tema e compartilhou seu conteúdo no TED. Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Anote o que te chamar a atenção para trabalharmos na próxima sessão.

→ PRÓXIMA SESSÃO: 08 de dezembro de 2017, às 19h (horário de Brasília).

Ir para a sessão 2 →                                                                                                             VOLTAR

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa