Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 1- Susan

Olá, Susan,

Nesta aula, abordamos alguns aspectos importantes que servem de base para o desenvolvimento da comunicação pessoal:

  • a vergonha;
  • o julgamento;
  • a arrogância.

Para assimilar ainda melhor esses conceitos, sugiro PRATICAR. Veja as tarefas abaixo; por favor, faça na ordem. Como teremos sessões quinzenais, sugiro fazer os exercícios em dias alternados para manter sempre o pensamento voltado para os temas propostos:

1. O que é vulnerabilidade pra você?
A vulnerabilidade é o sentimento que aparece pra nós quando estamos expostos e nos preocupamos em estar sendo julgados. Para entender como esse sentimento se processa em você, gostaria que fizesse uma lista que começa sempre com:
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..

Vá listando o que vem à sua cabeça sobre o sentimento da Vulnerabilidade. Pra te ajudar, imagine-se nos momentos em que esteve exposta e se sentiu vulnerável. Suas respostas ajudarão a encontrar o motivo pelo qual se sente desconfortável quando está de frente ao público. Complete esse exercício antes de seguir para o próximo.

Depois que fizer a lista (só depois que fizer a lista), convido você a assistir a palestra da cientista Brené Brown que pesquisa o tema e compartilhou seu conteúdo no TED. Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Anote o que te chamar a atenção para trabalharmos na próxima sessão. Brené é autora dos livros A Coragem de Ser Imperfeito e a Arte da Imperfeição. Na minha opinião, esses são alguns dos dos livros mais importantes para quem quer vencer o desconforto de falar em público.

Para acelerar mais ainda o processo, sugiro que leia os 3 primeiros capítulos do livro A Coragem de Ser Imperfeito. Tem muito conteúdo nesses capítulos que estão vinculados ao que conversamos na primeira sessão. Anote o que achar importante, faça reflexões, traga conclusões, dúvidas ou perguntas para a sessão. Estude mesmo!

E assista ao vídeo em seguida:

2Baixe a Lista de Auto Poder  e preencha um pouco todo dia. Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje. 

3. Ressignificação das crenças limitantes: quando nos prendemos às crenças que aprendemos a cultivar, podemos nos limitar a avançar. A partir do momento em que está consciente da crença e do que ela acarreta, comece a questionar você mesma: ‘eu preciso mesmo pensar assim?’

Baixe o documento e use o formulário para quantas crenças quiser (uma folha para cada um). Durante a primeira sessão, você citou duas:
– Orientais não têm capacidade para se comunicar bem
– Quem tem destaque tira o brilho dos outros e/ou quem tem destaque parece arrogante

Preencha o documento conforme orientação. O objetivo é pensar diferente. Se até hoje determinada crença virou lei para você, mesmo que tenha servido para te enfraquecer, coloque outra no lugar para te fortalecer.

4. Mantenha-se PERCEPTIVA. Ligue o botão da auto-percepção e preste mais atenção no que fala, em como se expressa, como olha para as pessoas, como se relaciona.  À medida em que nos percebemos mais (e isso é sinal de autoconhecimento) podemos fazer escolhas mais acertadas também.

Com esses 4 exercícios, que são bem densos, você terá avançado um bom caminho para se comunicar melhor.

Se tiver qualquer dúvida para fazer os exercícios, envie-me um whatsapp ou e-mail antes de começar.

Estou aqui para apoiá-la. Bom trabalho!

→ PRÓXIMA SESSÃO: 13 de março de 2018, às 17h30 (horário de Brasília).

Ir para a sessão 2 →                                                                                                             VOLTAR

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa