Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 2 – Clenara

Olá, Clenara,

Bem que eu suspeitei que ouviria boas notícias quando percebi sua voz bem feliz, no início da sessão. Percebi você mais confiante e tranquila,  diferente da nossa primeira sessão. Esse é um caminho, você vai perceber a evolução a cada situação. Continue mergulhando, porque os corais mais bonitos estão lá no fundo!

Vamos avançar mais ainda:

– Por favor, faça um desenho colorido (numa folha A4) de como você se sente, percebe e se vê como comunicadora quando atingir seu objetivo. Crie o cenário ideal e mande uma foto do desenho pra mim pelo whatsapp;

– Mantenha o hábito do agradecimento diariamente;

– Pense na missão de compartilhar, ensinar, inspirar, ajudar. Isso é mais importante do que aparecer. Com essa ideia, não faz mais muito sentido sentir receio do julgamento do outro, não é mesmo?;

– Questione a mente, SEMPRE. Se ela trouxer algo negativo, pergunte: que evidências você tem de que eu não sou capaz de estar aqui? (se essa for a questão). Como ela não encontrará evidências, você ganha o jogo!

– Para usar a expressividade corporal a seu favor, ouça a cientista Amy Cuddy e faça o exercício que ela propõe. Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ⚙ ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS:

Gostaria também que analisasse as 10 maneiras de ter uma conversa melhor, propostas por Celeste Headdle:

O outro vídeo é de Eckart Tolle, sobre o Poder do Agora, que poderá aumentar a sua percepção no sentido de facilitar a conexão com você mesma e com o outro. Na página principal da sua área restrita, há dois livros dele para download.

FEEDBACK SOBRE O VÍDEO DO SICREDI:

Em primeiro lugar, PA-RA-BÉNS! Seu vídeo está muito bom mesmo. Você nunca tinha gravado um vídeo antes? Nossa, teve um desempenho muito bom. Vamos fazer somente alguns ajustes para ficar melhor ainda, ok?

EXPRESSIVIDADE CORPORAL: Com o plano em que o vídeo foi gravado, e pelo fato de estar sentada, não haveria muito o que fazer com as mãos. Você usou os gestos de forma comedida, mas nem poderia ampliá-los demais. Procure não juntar as mãos e ao movimentá-las, perceba se os acessórios (no caso, os anéis), não fazem barulho ao tocar na mesa (eu ouvi alguns ruídos mais pro final). A postura corporal está ok. As expressões faciais estão de acordo com a fala. O olhar deve ficar sempre na lente da câmera. Ao final, você olha pra fora do telefone antes que a gravação termine. É claro que a equipe poderia ter editado, mas já que deixaram aparecer, o melhor é olhar fixamente pra lente até que o equipamento seja desligado;

EXPRESSIVIDADE VERBAL: Sua fala é contínua e, por ter falado de improviso, isso se manteve regular (muito bom!). Houve alguns né que, com maior expressão, você pode eliminar. Você alterna o tom, enfatizando algumas palavras, o que é ótimo! Pronúncia das palavras muito boa!

VESTIMENTA: Lindo blazer, adorei!

DISCURSO: Como eu não sabia sobre o tema do vídeo, estranhei um pouco ao ouvir que você fechou uma conta no Sicredi e não houve uma manifestação da gerência (na época) pra entender o que precisava. A impressão que me passou foi a de que você ficou abandonada durante os anos em que manteve a conta aberta. E se você está gravando um vídeo para o Sicredi, será que é bom dizer isso considerando a imagem da cooperativa? Perceba: para contar uma história, nem sempre é preciso começar lá do começo e incluir tooooodos os detalhes. Você pode omitir fatos, principalmente os que não trazem ganhos de imagem para você ou para outro personagem da história (que pode ser uma marca).

QUESTÕES TÉCNICAS*:
– sempre que gravar do celular, mantenha o aparelho na horizontal;
– o aparelho deve estar na altura do seus olhos. De cima pra baixo pode passar a ideia de superioridade. Imagine que a lente do celular são os olhos do seu interlocutor e, para passar confiança e criar conexão, é importante olhar diretamente para os olhos;
* Sugiro que transmita isso para a sua área de comunicação (você gravou com a ajuda deles, né?)

PRÓXIMA SESSÃO: Dia 1 de agosto, às 19h (horário BR). Você pode nesta data? Por favor, me confirme via whatsapp para eu marcar na agenda ou me proponha outro dia. Obrigada!

 

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa