Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 2 – Fernando

Fernando,

O autoconhecimento pressupõe investigação, entrega e disposição para assumir o desafio de se conhecer mais e melhor. E, nesse ponto, o feedback dos outros tem uma contribuição muito grande.

→ O exercício é: peça ajuda aos amigos, colegas de trabalho, família para saber em detalhes como você se expressa (se comunica). Você pode enviar o recadinho abaixo pra eles e pedir a contribuição para o seu desenvolvimento.

Olá ___________________,

Eu estou acompanhando um treinamento online com a coach de comunicação pessoal Aurea Regina de Sá e ela me pediu para fazer contato com algumas pessoas da minha confiança para perguntar como me veem como comunicador. Você pode redigir uma avaliação sincera para me ajudar a me conhecer mais? E, por favor, seja totalmente sincero, porque eu sei que conhecer a forma como as pessoas me enxergam vai me ajudar a me desenvolver.

Obrigado e um grande abraço,

Seu nome

Ah, e não se esqueça de pedir o feedback até antes da nossa próxima sessão para conversarmos sobre isso.

→ Para aumentar ainda mais a sua autopercepção, sugiro fazer o exercício que pede que você investigue a forma como deseja se comunicar. É uma visualização do que será amanhã. Baixe o documento aqui. Conversaremos sobre o que encontrou nessa investigação na próxima sessão.

→ Para avançar ainda mais, vamos aprofundar o exercício de autoconhecimento e trabalhar algumas questões que vão fazer efeito imediato na sua forma de se Comunicar:

A prática da boa conversa se dá pela conexão, por que como diz John Maxwell, autor de TODOS SE COMUNICAM, POUCOS SE CONECTAM, se comunicar é muito pouco; devemos nos conectar. Obs.: esse é o meu livro preferido. De todos que já li esse realmente me fez entender o que significa se comunicar bem.

Sugiro que leia especialmente o capítulo 6 (baixe aqui) e, depois com calma, pode ler o livro todo (baixe na página principal da sua área restrita). Você pode colocar em prática o que ele propõe e alguns conhecimentos podem ser úteis nesse laboratório:

1. O olho no olho com interesse em ouvir o outro (isso significa não desviar o olhar enquanto fala com o outro. Não use isso só para os momentos com jornalistas, a proposta é que haja assim o tempo todo em todas as suas relações);

2. A escuta realmente ativa, focado no outro. Não basta só ouvir, tem que escutar (ouvir é quando o som é captado pelo ouvido; escutar é prestar no que ouve);

3. A prática do rapport, o espelhamento das manifestações do outro:
– expressão corporal: gestos, movimentos em geral
– expressão verbal: ritmo da fala, alternância ou monotom e conteúdo: tipos de palavras.

Neste comercial, em que situações você percebe o rapport:

4. Empatia: colocar-se no lugar do outro para observar e sentir o que ele pense e sente.

No final das contas, empatia e rapport estão muito próximos, ou seja, você só entra em rapport com o outro se tem empatia e é por que tem empatia que entra em rapport. Fique atento para praticar isso no seu dia a dia e perceba como o outro recebe você.

O segredo para iniciar esse estágio de conexão é estar presente, estar no agora, como ensina Eckart Tolle:

Outra leitura que vou te propor é o capítulo 3 do livro A CORAGEM DE SER IMPERFEITO, de Brené Brown. Você pode fazer o download aqui. Lembre-se de registrar o que foi impactante pra você pra comentar comigo durante a sessão.

Para exercitar a alternância de tom, grave mais textos com ênfase em algumas palavras  e me envie pelo whatsapp antes da nossa próxima sessão, por favor (para eu ouvir antes).

PRÓXIMA SESSÃO: 11/05/2018, às 8 horas (horário de Brasília)

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa