Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 2 – Geâne

Geâne,

É muito satisfatório saber sobre seu desenvolvimento rápido. Você é muito prática ao selecionar o que é bom do que é prejudicial para você mesma e isso facilita muito as coisas, né? Parabéns por lidar tão bem com tudo isso.

Vamos avançar ainda mais?

As tarefas para essa semana têm o objetivo de refletir sobre a vulnerabilidade de estar exposta em público e, simultaneamente merecer o lugar de destaque. Sei que já compreendeu o mecanismo, agora vamos reforçar isso com os exercícios 1 e 2:

1.O que é vulnerabilidade pra você?

A vulnerabilidade é o sentimento que aparece pra nós quando estamos expostos e nos preocupamos em estar sendo julgados. Então,  o que te faz sentir vulnerável, frágil? Para entender como esse sentimento se processa em você, gostaria que fizesse uma lista que começa sempre com:

Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..
Vulnerabilidade é……..

Vá listando o que vem à sua cabeça sobre o sentimento da Vulnerabilidade. Pra te ajudar, imagine-se nos momentos em que esteve exposto e se sentiu vulnerável. Suas respostas ajudarão a encontrar o motivo pelo qual se sente desconfortável quando está de frente ao público. Complete esse exercício antes de seguir para o próximo.

2. Convido você a assistir a palestra da cientista Brené Brown que pesquisa o tema e compartilhou seu conteúdo no TED. Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Anote o que te chamar a atenção para trabalharmos na próxima sessão.

3. Para que tudo isso funcione da melhor forma, mantenha-se alerta quanto aos movimentos da mente. A mente pode ser uma grande aliada ou nossa inimiga. O que você escolhe?

Confira a dinâmica de Programação Neurolinguística que compartilhei com você na última sessão para ajudar na administração das sensações a partir do filtro dos pensamentos. Mas, antes focalize o pensamento que quer usar para substituir aquele negativo que não tem ajudado você. Se quando está exposta, o pensamento que vem é algo como: ‘vão me julgar, será que vão me aprovar?’ escolha trocar esse pensamento ENFRAQUECEDOR por um FORTALECEDOR. Qual seria esse pensamento novo? Mantenha esse novo pensamento na frente e preste atenção em como tudo acontece.

FERRAMENTA DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA: ‘instale’ em você a programação que desejar ( já que a mente é uma máquina) e insira pensamentos e lembranças que trazem ALEGRIA, SEGURANÇA, AUTOCONFIANÇA, PROSPERIDADE, UNIÃO, AFETO, GRATIDÃO e o que mais você quiser.  Faça isso quantas vezes quiser. Use a estratégia como uma ÂNCORA.  FUNCIONA ASSIM: lembre-se, por exemplo, das sensações que teve durante a palestra na Universidade de Viçosa (ou outra situação vitoriosa) e mantenha isso vivo em você. Use esse tesouro (as sensações de alegria, satisfação, confiança, segurança – identifique e nomeie os sentimentos) toda vez que vivenciar uma situação que considera tensa. Ao reativar isso em você, estará preparada para lidar melhor com as emoções ‘negativas’ que surgirem e que talvez venham em menor intensidade, porque você colocou na frente o que interessa, ou seja: sentir-bem, aproveitar a oportunidade, se relacionar melhor, se expor adequadamente.

Procure fazer esse exercício e perceba o que sente.

4.  Com a percepção mais ativada, você vai aproveitar muito o filme DIVERTIDAMENTE e observar os sentimentos apresentados na história para perceber a forma como os SEUS sentimentos atuam em VOCÊ. Faça anotações que achar pertinentes para comentar comigo.

Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ⚙ ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

5. Depois de assistir ao filme e refletir sobre como os seus sentimentos atuam em você, poderá ler esse artigo que eu escrevi e que aprofunda a questão e, inclusive propõe alguns exercícios. O vídeo do Eckart Tolle sobre o ESTAR NO AGORA está entre as tarefas propostas no texto. Esse conferencista e estudioso alemão nos desperta para a consciência do que é real, um profundo conhecimento que nos leva a um estágio mais profundo de entendimento. Considerando que a nossa comunicação é fruto de quem somos, esse conhecimento é muito valioso.

Tolle é autor de O Poder do Agora e de Um Novo Mundo , que você pode baixar clicando nos links.  Sugiro que leia um capítulo por dia para absorver todo o conteúdo e aplicar na sua vida, se considerar que faz sentido.

6. Ufa, quantas reflexões, não é mesmo? Vamos para a última tarefa dessa série? Proponho que, depois desse mergulho, você verbalize/escreva o que deseja para si mesma enquanto comunicadora. Use a ferramenta que está aqui e que guiará você para essa manifestação. Ela está sendo oferecida aberta no PPT pra você digitar no próprio slide (clique ao lado de ESCREVA AQUI e a caixa de texto se apresentará). Conversaremos sobre isso no próximo encontro.

Bom trabalho!

→ PRÓXIMA SESSÃO: 02 de abril de 2018, às 19h (horário de Brasília).

VOLTAR

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa