Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 2 – Renato

Olá, Renato,

Na sessão 2, pude perceber que você está mais perceptivo sobre sua comunicação que é resultado de seu comportamento. Quanto mais ficar ciente disso, mais resultados terá. Para reforçar esse estado de atenção, convido você às seguintes tarefas:

1.Para compreender como usar a voz de forma bem posicionada, especialmente em situações de tensão, mas sem ser levado pela emoção, é importante se conhecer e isso passa pelo reconhecimento dos sentimentos que nos visitam. Um filme que ajuda, de forma lúdica, a entender como processamos os sentimentos e de que forma podemos controla-los é o DIVERTIDAMENTE. O exercício é observar os sentimentos apresentados e perceber a forma como os SEUS sentimentos atuam em VOCÊ. Faça anotações, se houver, para conversarmos na próxima sessão.

Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ⚙ ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

2. Como inserir conteúdo novo na entrevista, sem que você tenha sido questionado sobre o tema. Veja o exemplo do Serra nessa entrevista para o Jornal Nacional. Repare bem na pergunta do Bonner e imagine que resposta o candidato poderia ter dado caso tivesse respondido exatamente o que o jornalista perguntou. Agora avalie o que respondeu e perceba o nível de ganho de imagem que ele teve com o caminho que ele escolheu. Perceba o exato momento em que o Serra vira a chave e decide por outra rota.

Neste outro exemplo (trecho de um filme), o ator Tomy Lee Jones é questionado por um repórter, na plateia. Ele pergunta a mesma coisa duas vezes e, na segunda, o ator responde algo superficialmente e de forma estratégico. Pelo não verbal é possível perceber que ele falou o que podia, mas o conteúdo não era tão verdadeiro assim. Vamos pensar nas consequências de, naquele momento, responder o que o repórter queria. Seria crise na certa!

3. Uso da voz: a entrevistada sai do monotom e imprime uma voz mais forte e com alternância (variação) de tom.

4. O vídeo abaixo funciona como um jogo dos 7 erros. Aponte o que poderia melhorar no desempenho de Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Bom trabalho!

PRÓXIMA SESSÃO: 20 de março de 2018, às 7h30.
 

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa