Olá, Sandro,

Percebi vários passos já dados. Parabéns!

Então, vamos mais longe agora:

1. Quais são as pequenas atitudes que podem fazer a diferença no final?
– o que você pode fazer para parecer (e se tornar) alguém mais flexível em relação aos comportamentos que têm, sem no entanto, parecer frágil? (vá se percebendo no dia a dia para escolher e praticar essas novas atitudes);
– focalize mais as pessoas boas do que as não tão boas, jogue sua energia para as colaborativas;
– agradeça por tudo o que é, tem e faz, agradeça sempre (você pode usar o formulário da página 18 da apostila);

– imagine-se protegido, com a energia vibrante em volta do seu corpo, como na imagem ao lado (concentre seu poder em você e não no outro);

 

2. Para atingir o ponto de melhoria que mencionou sobre ESCUTAR mais os outros, sugiro criar a disciplina de fazer isso sempre, mesmo que não estiver em reuniões com seu grupo de trabalho. Uma dinâmica que dá muito certo é a seguinte:
– olhar diretamente para os olhos do outro, enquanto existe a interação;
– abrir os ouvidos e manter a boca mais fechada:
– prestar atenção no outro de verdade, como se após a conversa você fosse submetido a uma chamada oral para ser avaliado sobre o que o outro falou.

3. Para essa concentração acontecer, é importante praticar a EMPATIA. No vídeo abaixo, tem uma breve explicação sobre esse movimento:

https://www.youtube.com/watch?v=VRXmsVF_QFY

Se quiser ampliar um pouco mais, ouça Christian Dunker, psicanalista, sobre ESCUTAR:

4. VIRTUDES:
A prática de virtudes modela o comunicador. Seguem algumas reflexões:

– De que forma a presença da vaidade pode implicar numa forma de comunicar que manifeste excesso de auto-estima ou orgulho exagerado?

– O que está por trás do vício chamado VAIDADE? Pode ser uma tentativa de defesa para não mostrar insegurança, falta de habilidade para compartilhar resultados ou necessidade de ter somente para si todo o foco de atenção?

5. A expressividade corporal que mostra poder. Veja as orientações da cientista Amy Cuddy e perceba se faz sentido aplicar isso também:

6. Para seu conhecimento, sugiro o filme A Profecia Celestina, que mostra a tal energia que conversamos.

PRÓXIMA SESSÃO: 9 de julho, às 16h (horário BR).