Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 2 – Susan

Olá, Susan,

Assim que você começou a refletir, já encontrou várias respostas, não foi? Estou feliz com seu avanço. O segredo é manter a percepção aberta para se entender e também aos outros. Além disso, os exercícios propostos também vão contribuir para o seu desenvolvimento. Por gentileza, verifique os itens propostos abaixo para não deixar passar nada. Cada tarefa é sugerida na medida das suas necessidades e a mais importante delas é a Lista de Auto Poder.

1Baixe a Lista de Auto Poder  e preencha um pouco todo dia. Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje. 

2. Crenças: falaremos sobre as crenças na sessão que vem. Se já fez esse exercício, por favor só reveja se há algo mais que quer considerar.

3. Peça feedback aos amigos, colegas de trabalho, família para saber em detalhes como você se expressa (se comunica). Você pode enviar o recadinho abaixo pra eles e pedir a contribuição para o seu desenvolvimento.

Olá ___________________,

Eu estou acompanhando um treinamento online com a coach de comunicação pessoal Aurea Regina de Sá e ela me pediu para fazer contato com algumas pessoas da minha confiança para perguntar como me veem como comunicador. Você pode redigir uma avaliação sincera para me ajudar a me conhecer mais? E, por favor, seja totalmente sincero, porque eu sei que conhecer a forma como as pessoas me enxergam vai me ajudar a me desenvolver.

Obrigado e um grande abraço,

Seu nome

4. Como usar a criatividade para puxar conversas.

Conforme conversamos durante a última sessão, você não precisa conhecer profundamente nenhum assunto para conversar sobre o tema. Você precisa saber perguntar. E as perguntas vem da curiosidade que você tem sobre o assunto. Para treinar, vamos imaginar duas situações:

ASSUNTO 1: Café

Se você sabe que o seu interlocutor gosta de café e ainda por cima é fazendeiro (ele planta pés de café), você pode conversar com ele usando os seguintes temas:

– Economia: as perguntas podem ser relacionadas à venda do produto nos mercados interno e externo.
– Estrutura do fazendeiro: tamanho da fazenda, localização, colheita, maquinário,
– Gastronomia: receitas, combinações do café com bebida alcoólica, receitas de doce, sorvete, etc.
– Saúde: é verdade que tomar café demais faz mal?

Acima eu sugeri algumas questões, mas você deve ampliar isso. Liste (escreva) perguntas que poderia fazer a respeito de cada tema: economia, estrutura do fazendeiro, gastronomia e saúde. E lembre-se: não existe pergunta boba; se você está curiosa para saber, então a pergunta é válida.

ASSUNTO 2: Filhos gêmeos

Hahaha, escolhi um assunto que você domina, não é? Então agora é hora de trocar de lugar e se imaginar a curiosa sobre o tema. Faça de conta que você é a mãe que quer saber tudo sobre filhos gêmeos. Faça as perguntas para ela fazer pra você responder (mas, não precisa responder. Aqui você só vai listar as perguntas).

Como esse é um assunto conhecido pra você, não vou sugerir temas, como EDUCAÇÃO, COMPORTAMENTO, ETC. Você vai selecionar temas e as respectivas perguntas.

5. Na palestra da Amy Cuddy, você vai encontrar um rico conteúdo sobre como usar a sua postura corporal para sentir PODER. Sugiro que entenda PODER da forma mais positiva possível (não é um poder maligno sobre o outro, é o seu poder, o que tem de positivo e o que é potencial de crescimento). Assista ao vídeo e reflita sobre o que ela propõe e que pode ajudá-la a ter o POSICIONAMENTO que deseja.

Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ⚙ ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.

Bom trabalho pra você!

PRÓXIMA SESSÃO: 27 DE MARÇO DE 2018, às 17h30.

VOLTAR

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa