Olá, Tulio,
Vamos trabalhar os ricos conteúdos contidos nos depoimentos que você recebeu?
1. Antes de qualquer iniciativa, gostaria de solicitar que listasse os pontos positivos e os de melhoria em todos os depoimentos. Faça duas colunas e vá preenchendo. Assim fica tudo visual e claro pra nós trabalharmos.
2. Um dos instrumentos mais poderosos para se comunicar bem é a escuta ativa, exercício que já vem praticando desde que se propôs a se perceber mais e perceber o outro também. Conforme combinamos, escolha uma situação e pessoa para exercitar isso até a próxima sessão, prestando total atenção no outro, com os ouvidos completamente abertos, ouvindo mais que falando. Conte-me os resultados.
Um dos resultados esperados para essa ação é a redução da ansiedade e a empatia.
3. A prática da EMPATIA é intrínseca à escuta ativa, já que você só pode estar totalmente imerso nessa situação se praticar a virtude:
Empatia é a capacidade de compreender a experiência vivida pelo outro para perceber o que ele sente e por que ele reage de determinada maneira.
Ser empático é o mesmo que calçar os sapatos do outro para sentir suas dores. Leia a reportagem sobre o Museu da Empatia que esteve em São Paulo no final do ano passado.
No vídeo abaixo, tem uma breve explicação sobre esse movimento:
Nessa outra experiência, o tema é o amor e tem um casal como personagens. Trocando isso pela relação com qualquer pessoa, estamos também falando de empatia.
4. Para trabalharmos o texto objetivo, gostaria que gravasse (pode usar o app de gravação do seu celular) uma apresentação sobre a Abrafati. Faz de conta que vai apresentar um evento sobre a entidade e precisa deixar claro o que fazem, quem representam, etc. Use no máximo 2 minutos. Pode gravar pelo whatsapp e me mandar diretamente, se quiser.
Bom trabalho!
PRÓXIMA SESSÃO: 28 de junho, quinta, às 20h (horário de Brasília).