Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 3 – Angelo

Angelo,

Para mudar qualquer hábito, é preciso de consciência sobre os benefícios da mudança e de determinação. Parabéns pelo seu foco. Não se preocupe se ocorrer algum deslize, o importante é continuar tentando, alerta, se observando e registrando pra si mesmo os avanços que conquistar.

Para avançar ainda mais, vamos aprofundar o exercício de autoconhecimento e trabalhar algumas questões que vão fazer efeito imediato na sua forma de se Comunicar:

A prática da boa conversa se dá pela conexão, por que como diz John Maxwell, autor de TODOS SE COMUNICAM, POUCOS SE CONECTAM, se comunicar é muito pouco; devemos nos conectar. Obs.: esse é o meu livro preferido. De todos que já li esse realmente me fez entender o que significa se comunicar bem.

Sugiro que leia especialmente o capítulo 6 (baixe aqui) e, depois com calma, pode ler o livro todo (baixe na página principal da sua área restrita). Você pode colocar em prática o que ele propõe e alguns conhecimentos podem ser úteis nesse laboratório:

1. O olho no olho com interesse em ouvir o outro (isso significa não desviar o olhar enquanto fala com o outro. Não use isso só para os momentos com jornalistas, a proposta é que haja assim o tempo todo em todas as suas relações);

2. A escuta realmente ativa, focado no outro. Não basta só ouvir, tem que escutar (ouvir é quando o som é captado pelo ouvido; escutar é prestar no que ouve);

3. A prática do rapport, o espelhamento das manifestações do outro:
– expressão corporal: gestos, movimentos em geral
– expressão verbal: ritmo da fala, alternância ou monotom e conteúdo: tipos de palavras.

Neste comercial, em que situações você percebe o rapport?:

4. Empatia: colocar-se no lugar do outro para observar e sentir o que ele pense e sente.

No final das contas, empatia e rapport estão muito próximos, ou seja, você só entra em rapport com o outro se tem empatia e é por que tem empatia que entra em rapport. Fique atento para praticar isso no seu dia a dia e perceba como o outro recebe você. Perceba como empatia e rapport são elementos fundamentais para a prática da CNV.

Acompanhe a conversa abaixo sobre a relação da neurociência com a Comunicação Não-Violenta. Acredito que você vai gostar muito, inclusive do canal – Casa do Saber – que só tem vídeos excelentes (inscreva-se, se quiser!).

Se quiser ampliar um pouco mais, ouça Christian Dunker, psicanalista, sobre ESCUTAR:

Agora um pouco da prática do jornalismo, relacionada ao Media Training:

Assista ao vídeo com uma edição do filme Frost & Nixon e observe (registre, se for o caso) as lições aprendidas:

https://www.dropbox.com/s/u62k70fhygze6ny/TREINAMENTO%20DE%20M%C3%8DDIA_FROST%20NIXON%20-%20Wi-Fi.m4v?dl=0https://youtu.be/Zo-jk4kVtE8

LEMBRE-SE DE:
– Continuar preenchendo a Lista de Auto-Poder
– Manter-se ACORDADO, ANTENADO, SE AUTO-OBSERVANDO
– Questionar a mente SEMPRE
– Recolher as conquistas de suas ações como comunicador

Ótima semana e até a próxima sessão: 07 de maio, às 7h (horário de Brasília).

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa