Fernando,

Que bom que você está treinando. O resultado que deseja aparecerá rapidamente.

Vamos ao feedback dos vídeos gravados. Sugiro que assista aos vídeos novamente para perceber/encontrar o que observei.

PONTOS POSITIVOS:
– a gesticulação é muito boa e apropriada;
– a movimentação corporal está apropriada se estiver numa apresentação presencial. Se for um vídeo, mantenha os pés parados, porque pode sair do quadro, mas mantenha a gesticulação;
– as manifestações faciais são ótimas. Está bem natural!;
– o texto é criativo, envolvente, usa recursos interessantes: exemplos (dos profissionais de outras áreas que fazem o curso) e expressões que mostram naturalidade (vomitar códigos).

PONTOS DE MELHORIA:

– a voz pode ser ainda melhor projetada. No quarto vídeo notei que o tom caiu muito.
– nos próximos vídeos, faça um roteiro para não precisar ler.

Na sessão sugeri criar um roteiro a partir do conteúdo que deseja transmitir. No caso desses vídeos, sugeri o seguinte ‘esqueleto’:

– apresentação – sua, da empresa e do curso
– visão (programação não é do outro mundo)
– acessível (consegue produzir, eficaz, criatividade), público diferenciado
– muito além da programação
– benefícios do aluno – além de um vomitador de código
– encerramento

Mas, você pode criar sua própria estrutura. O desafio é sair do texto contínuo pra não ficar preso às palavras que criou (isso seria ótimo para um texto escrito, mas não é; você está falando de improviso). Como você tem o recurso do domínio do conteúdo, saiba apenas o que quer falar (5 ou 6 itens) e recheie esses itens espontaneamente na hora da fala presencial ou vídeo. Solte o conteúdo, deixe acontecer; ele sabe pra onde ir..rsrs

Também compartilhei o contato da fonoaudióloga Patricia Pimenta que vai fazer uma avaliação online. Acredito muito que as orientações dela poderão te ajudar.

Sugiro que leia esse material. Trata-se de uma autoavaliação que você pode usar toda vez que assistir seus vídeos. Isso pode te ajudar a se perceber mais e melhor e alcançar resultados ainda maiores.

A partir das ideias que trocamos, você poderá criar novos vídeos. Seguem os temas abaixo para você trabalhar na próxima quinzena e me apresentar antes da próxima sessão:

COMUNIDADE
ROBô
BENEFíCIOS
LIVRO DE CABECEIRA
EMPREENDEDORISMO
PORTUGAL
MUDANÇA DE CARREIRA
CASES DE ALUNOS
DESAFIOS DA PROGRAMAÇÃO
‘TRIP ADVISOR’

→ Próxima sessão: 18 de junho, às 8h.