Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 4 – Guilherme

Guilherme,

Seguem outros lembretes que podem te ajudar a ter uma comunicação adequada aos resultados que você estipulou:

DINÂMICA PARA PERCEBER SUA COMUNICAÇÃO:

Aproveitando a auto-percepção que está mais ampla, vamos avançar na parte técnica da comunicação. Alguns recursos são mais fundamentais para uma entrevista e é neles que quero que preste mais atenção. As instruções são úteis também para uma apresentação formal para uma plateia, e também para todo tipo de situação em que interagir com alguém:

EXPRESSIVIDADE VERBAL (tom de voz, velocidade, ritmo, pausas, alternância de tom)
EXPRESSIVIDADE CORPORAL (gestos, movimentos do corpo, face)
VESTIMENTA (capricho e adequação de acordo com cada situação)
VIRTUDES (paciência, humildade, generosidade, flexibilidade)
DISCURSO (o que você diz, como diz, qual é o sentido do que diz)

Por favor, baixe as orientações que estão nesse link, leia com atenção e reflita sobre como pode usar os seus recursos de comunicação. (você tem isso na apostila que recebeu).

Os vídeos abaixo também podem ajudar você no entendimento de como os recursos de comunicação podem facilitar a interação e a atratividade com o interlocutor. Avalie os dois e tire suas conclusões. Não pense que o exercício é para gravação de vídeos, mas imagine que a câmera é seu interlocutor.

 

CONSTRUÇÃO DO DISCURSO:

O comunicador convence quando estrutura seu discurso em fatos e não em opiniões vazias. Isso quer dizer que opinião não convence? Não. Isso significa que não adianta emitir uma opinião sem fundamentos, ou seja, explique por que pensa de determinada maneira.  Portanto, soltar um monossílabo, como SIM, NÃO ou Talvez não vão convencer, amedrontar ou calar alguém. Mesmo que seja cansativo, dê uma de professor (não é esse o tratamento carinhoso dos jogadores para com os técnicos?) e explique o porquê de determinada colocação.

EXERCÍCIO: Sugiro que faça uma lista de perguntas polêmicas que os jornalistas podem fazer e dê as respostas com consistência, usando palavras positivas e não dando margem para novas perguntas polêmicas.

PREPARAÇÃO DO DISCURSO:

Na página 29 da apostila, você encontra o roteiro de preparação do discurso, que vai servir para palestras ou entrevistas à imprensa. O material é baseado na técnica dos 5Ws, como é conhecida no Jornalismo, com as perguntas WHAT (O que?), WHO (Quem?), WHEN (Quando?), WHY (Por que?) e WHERE (Onde?). Acrescente a isso mais 2Hs e terá o HOW MANY (Quanto?) e o HOW (Como?). Essas são as perguntas que, normalmente, os jornalistas fazem. É claro que elas não são feitas assim: quanto?, como?, por que?, mas essas questões são incluídas nas indagações deles.

Sabendo disso, você pode preparar um roteiro de perguntas que talvez eles fizessem. Quer estudar isso? Imagine um cenário:

1. jogo em que seu time perdeu ou
2. jogo em que seu time ganhou

E faça as perguntas que eles fariam. Depois de fazer o papel de repórter, faça o papel de entrevistado e dê as respostas. Seria ótimo se você escrevesse isso, porque assim tem o cenário completo de uma entrevista. E não se esqueça de imaginar o cenário adverso, quando as perguntas vêm pra provocar. Pense em tudo! Você vai perceber que assim tem o controle da entrevista.

AUMENTANDO A AUTOPERCEPÇÃO:

Para manter-se acordado, perceptivo, é necessário fazer um encontro com você mesmo. A autoconexão vai lhe permitir aproveitar mais os momentos que vive e priorizar o que é importante. O segredo para iniciar esse estágio de conexão é estar presente, estar no agora, como ensina Eckart Tolle no vídeo abaixo. Ele é autor de dois livros que estão no link RECOMENDAÇÕES DE LIVROS, na página principal da sua área restrita:

Bom trabalho e mantenha todas as reflexões ativadas para tirar melhor proveito desse treinamento que é contínuo. Você só está começando o processo.

Aguardo seu contato para marcarmos a sessão extra, assim que começar a dar entrevistas como treinador de um novo clube.

Boa sorte e sucesso!

Um abraço,

Aurea Regina de Sá

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa