Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 4 – Marco

Marco,

Para a próxima sessão, sugiro que elabore as crenças no formulário indicado na sessão 3.

Não passamos pelo exercício de Auto-percepção, um ppt em que você visualiza o que deseja para a sua comunicação (indiquei isso para a última sessão, mas não falamos sobre). Podemos conversar sobre isso na próxima, mas sugiro que leia tudo o que escreveu antes da sua sessão na Justiça.

EXERCÍCIO DA GRATIDÃO:
– todo dia, a todo momento, agradeça a tudo: de uma passagem no trânsito oferecida por outro motorista a um prêmio de propaganda. Espalhe a dinâmica em casa, envolva a esposa e os filhos e faça disso um NOVO HÁBITO. Agradecer é resultado de se reconhecer e isso vai promover noção de merecimento. É um ciclo!

– independente do exercício diário de gratidão, pare um minuto e faça uma lista de suas conquistas (materiais ou não) desde sempre. Acrescente tudo o que foi importante. O exercício vai te ajudar a perceber como essa lista é grande. Reconhecendo todas as dádivas, você sente o poder que tem e se sente merecedor. Isso também te dá maior autoconfiança e disposição para avançar.

DINÂMICA PARA PERCEBER SUA COMUNICAÇÃO:

Aproveitando a auto-percepção que está mais ampla, vamos avançar na parte técnica da comunicação. Alguns recursos são mais fundamentais para uma apresentação e é neles que quero que preste mais atenção. Não me refiro só a uma apresentação formal para uma plateia, mas todo tip:

EXPRESSIVIDADE VERBAL (tom de voz, velocidade, ritmo, pausas, alternância de tom)
EXPRESSIVIDADE CORPORAL (gestos, movimentos do corpo, face)
VESTIMENTA (capricho e adequação de acordo com cada situação)
VIRTUDES (paciência, humildade, generosidade, flexibilidade)
DISCURSO (o que você diz, como diz, qual é o sentido do que diz)

Por favor, baixe as orientações que estão nesse link, leia com atenção e reflita sobre como pode usar os seus recursos de comunicação. As instruções são voltadas ao porta-voz, mas são úteis para qualquer comunicador.

Os vídeos abaixo também podem ajudar você no entendimento de como os recursos de comunicação podem facilitar a interação e a atratividade com o interlocutor. Avalie os dois e tire suas conclusões (vamos conversar sobre isso na próxima sessão).

VÍDEO 1:


VÍDEO 2
:

Mas, a boa comunicação vai muito além do uso dos recursos ou ferramentas. É importante buscar a conexão com o público com o qual interage. Veja o vídeo abaixo e enumere as recomendações que a especialista faz para que inicie e/ou aprimore esses aprendizados na comunicação do seu dia a dia: 10 maneiras de ter uma conversa melhor.

Sugiro que liste as 10 maneiras citadas pela autora para conversarmos na próxima sessão.

LEMBRETES:
– mantenha-se perceptivo: com você, com os outros, com o ambiente;
– agradeça;
– questione a sua mente, não deixe que ela te domine;
– afaste os maus pensamentos e substitua-os por boas crenças;
– deixe o mundo conhecer você: conecte-se com as pessoas e abrace os presentes que o Universo te dá.

PRÓXIMA SESSÃO: 2 de agosto de 2018 (às 8h, horário BR)

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa