Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 4 – Susan

Susan,

O progresso individual pode ser percebido de duas formas:

– pelo outro, seu interlocutor, que ouve e vê você
– por você mesma que, além de ouvir e enxergar a si mesma, pode sentir sua evolução.

Então, eu lhe pergunto: como você vê, ouve e sente a própria Susan? Sei que já respondeu parte disso no exercício sobre AUTO-PERCEPÇÃO, mas agora é hora de mergulhar um pouco mais e exercitar o auto-reconhecimento sobre aquilo que já conquistou. E, para abrir a reflexão, sugiro que veja o vídeo com a palestra de Sarah Lewis, que tem apenas 11’41”. A historiadora e crítica de arte nos faz pensar como as quase-vitórias podem contribuir com a nossa evolução. Obs.: O vídeo já tem legenda. Depois de assistir responda as perguntas abaixo:

1. No quesito comunicação, quais tem sido suas quase-vitórias? Faça uma lista, contextualizando as situações em que vivenciou como comunicadora.

2. Como você pode alinhar a sua postura para buscar a excelência enquanto comunicadora?

Para avançar ainda mais, considere controlar os seus pensamentos. No vídeo abaixo, Eckart Tolle ensina como fazer isso para o seu bem estar. Depois de assistir, responda a pergunta abaixo do vídeo.

3. Que ações práticas você se compromete a fazer no dia a dia para realizar o que o vídeo propõe, ou seja, separar os seus pensamentos daqueles produzidos pela mente coletiva e compreender o que realmente é útil para a sua vida?

4. Feedback sobre o áudio da sua palestra.
Após ouvir o áudio abaixo, percebi vários aspectos que quero apontar pra você. Gostaria que ouvisse o áudio e encontrasse tudo o que observei na lista abaixo:

– fluidez do discurso: você fala fácil e não fica procurando palavras. De vez em quando tem um ãh, mas é curto e passa despercebido. Isso mostra domínio do assunto;
– vocabulário simples: exatamente como tem que ser. Você respeita a plateia e fala de forma simples para que a compreensão seja imediata;
– alternância de tom: perceba que você alterna o tom da voz, destacando palavras e reforçando expressões que são importantes. Isso torna a sua apresentação muito interessante;
– argumentação: com os conteúdos que apresentou você convenceu a plateia;
– sua dicção é ótima e a velocidade da fala também;
– o português está ok;
– realmente não houve perguntas e abertura para a plateia falar, mas não achei que isso fez parecer que você dominou o tempo e quis terminar rápido;
– procure criar um final para a apresentação, antes de agradecer e finalizar. Pode se colocar à disposição ou pedir um depoimento de alguém que já participa do programa.

PRÓXIMA SESSÃO: 8 de maio de 2018, às 17h (horário de Brasília).

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa