Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 5 – Geane

Geane,

Olho no olho é o  caminho. Lembre-se  de manter a percepção aberta para tirar proveito das relações. Investir no AGORA vai te ajudar a conseguir mais conexão com as pessoas e o treino das virtudes, como a paciência, por exemplo, vai ficar ainda mais fácil. Sugiro que leia um capítulo do Livro O PODER DO AGORA, de Eckart Tolle que está aqui.

Acompanhe a conversa abaixo sobre a relação da neurociência com a Comunicação Não-Violenta. Acredito que você vai gostar muito, inclusive do canal – Casa do Saber – que só tem vídeos excelentes (inscreva-se, se quiser!).

Se quiser ampliar um pouco mais, ouça Christian Dunker, psicanalista, sobre ESCUTAR:

Agora um pouco da prática do jornalismo, relacionada aos SISTEMAS REPRESENTACIONAIS – VAC: Visual, Auditivo, Cinestésico.

Sugiro que visite os dois links abaixo:

1. No primeiro, você poderá fazer um teste para entender qual é o sistema representacional dominante em você:
https://golfinho.com.br/teste-e-exercicios-sobre-sistemas-representacionais-vac.htm

2. No segundo link, tem os verbos relacionados a cada sistema, como lhe falei: https://golfinho.com.br/artigo/a-significacao-dos-predicados-v-a-c.htm

Para colocar isso em prática, ESCUTE bem o que VOCÊ diz e o que os OUTROS dizem para perceber quem usa mais qual dos sistemas representacionais. Desta forma, você vai interagir com as pessoas de forma diferente, mas é claro que não é tão possível ‘decorar’ qual é o sistema representacional de cada pessoa, então sugiro que ESTUDE o sistema representacional de pessoas com quem tem dificuldade de se comunicar para avaliar o que ela fala e assim usar o mesmo sistema quando interagir com ela, facilitando o rapport e a sintonia.

FEEDBACK SOBRE O VÍDEO:

PONTOS POSITIVOS:

EXPRESSÃO VERBAL: a dicção é ótima e a interpretação também. Pode reforçar mais algumas palavras, se quiser, mas já está ótimo.

IMAGEM:  a maquiagem e o cabelo estão lindos. Sua pele é maravilhosa!

PONTOS DE MELHORIA:

EXPRESSÃO CORPORAL: no início do texto há um desvio no olhar. Mantenha os olhos fixos na lente. Se sentir que desviou, pare e refaça. Procure manter o corpo parado. Os pés ficam fixos no chão e os joelhos travados. Quando você flexiona o joelho, quebra o quadril e esse molejo denota um pouco de falta de compromisso. Vou tomar a liberdade de sugerir a avaliação de 3 vídeos que eu fiz para você observar a movimentação corporal. Acesse aqui:

Você não deve se mexer para os lados, nem pra frente e para trás. Faça movimentos só com os braços e a cabeça.

DISCURSO: esse texto tem características de texto para ser impresso e não lido em uma gravação de vídeo. Deixe o texto mais flexível e isso não significa que ele tenha que ser todo modificado. Você pode iniciar com uma pergunta: que tal participar de um concurso assim assim? Para deixar o texto mais flexível e gostoso de ser ouvido, a fala pode ser mais conversada também. SUGIRO regravar esse texto (no whatsapp mesmo) usando outras inflexões. Faça o teste para avaliarmos.

CENÁRIO: as palavras no fundo não aparecem totalmente, não só por que você não está na frente, mas por que o enquadramento está muito fechado. Percebo que não faz muito sentido mostrar palavras cortadas e que ainda chamam a atenção do telespectador. Tudo o que houver no cenário ou em você (vestimenta/acessórios) que chame mais atenção do que a sua mensagem serve para tirar o foco do telespectador e não deve ser usado.

VESTIMENTA: procure usar camisa com manga longa e gola. Braços de fora não dão muito a noção de credibilidade, é muito informal. Para o seu cargo, também entendo que braço à mostra também não é tão adequado. Veja abaixo algumas dicas acompanhadas com imagens pra ilustrar as orientações.

Acessórios grandes distraem o interlocutor.

Jamais use decotes no mundo corporativo.

Estampas também são informais demais, ainda mais com flores ou coração. Pode usar geométricos.
Cuide do cenário na hora de gravar. Use uma cor de roupa que contraste com o fundo.
Braços de fora mostram demais. Rendas são sensuais e não passam credibilidade a uma mulher de negócios.
Camisa com mangas compridas e tecido mais fino fica elegante e transmite credibilidade.
Com o clássico terninho você nunca erra.

LEMBRE-SE DE:
– Continuar preenchendo a Lista de Auto-Poder
– Manter-se ACORDADO, ANTENADO, SE AUTO-OBSERVANDO
– Questionar a mente SEMPRE pra entender o que pode ser uma crença que te limita e não deixa você evoluir
– Recolher as conquistas de suas ações como comunicador

PRÓXIMA SESSÃO: 05 de junho de 2018, às 19h (horário de Brasília).

 

 

 

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa