Cadastre-se aqui para receber artigos semanais e ganhe meu ebook!   ASSINAR              


PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão 5A – Fernando

Fernando,

A preparação técnica para gravação de vídeos envolve alguns técnicos fundamentais. Veja abaixo os principais:

CENÁRIO:
– Escolha um local tranquilo, sem muito ruído de imagem. Plantas, estampas, móveis…tudo isso pode chamar a atenção do internauta sem necessidade e desviar a atenção sobre você.
– Você pode ter algum elemento além da parede (logo, prateleira, quadro), mas cuide para que isso não seja um concorrente seu.

ILUMINAÇÃO:
– A iluminação ideal é a natural. Para isso fique de frente a uma janela (olhe para a janela) e deixe a luz solar (e não o sol diretamente) incidir sobre você. A câmera tem que ficar posicionada de costas para a janela e nunca de frente. Se você ficar de costas pra janela e posicionar a câmera de frente para você para usar o cenário da fazenda atrás de você, a imagem que veremos é como a que está abaixo: você ficará no escuro.

MICROFONE
Se você não tem um microfone de lapela, pode comprar um por preços ótimos no Mercado Livre. Para usá-lo de forma correta, acompanhe as fotos com dicas:
Essa é a forma INCORRETA de usar o microfone de lapela:

– o microfone está de lado e não direcionado para a boca,
– o fio está aparecendo,
– procure usar camisa com botões para ‘pregar’ o microfone como na foto abaixo.

– o bocal do microfone está direcionado para a boca do falante,
– o microfone está preso corretamente na camisa. Dependendo do tipo de camisa (masculina ou feminina), o jacaré deverá ser ajustado para que o microfone fique na posição mostrada na foto (isso é bem fácil de fazer).Se você não tiver microfone, procure gravar próximo do microfone.

ROUPAS
Imagine como quer ser visto pelos outros e vista-se adequadamente. Mesmo que você esteja gravando em casa num domingo, não vale vestir bermuda ou camiseta muito despojada para gravar seu vídeo com conteúdo profissional. A roupa que você está diretamente relacionada com a sua reputação.

Listras não são bem-vindas no vídeo. Elas promovem um efeito chamado de batimento ou embaralhamento. Olhe fixamente na foto e perceba se não vê a imagem ‘andando’. Se o internauta notar poderá ficar tonto com a imagem. Lembre-se: não deixe a roupa chamar mais atenção do que você.

Related image

Camisa amassada ou aberta também não transmitem credibilidade.
Pode usar as mangas dobradas, se quiser, e use a roupa do seu tamanho. Se tiver tecido sobrando, o caimento não vai ficar bom.

ÂNGULO/ENQUADRAMENTO:

1. Plano Geral – mostra todos os elementos da cena.
2. Plano Americano – mostra a pessoa da cabeça a altura dos joelhos.
3. Primeiro Plano – mostra apenas a cabeça do personagem. Enfatiza bastante as emoções vividas pela pessoa.

Procure usar o enquadramento 2, preferencialmente do quadril pra cima.

RELAÇÃO COM A CÂMERA
Coloque a lente da câmera bem na altura dos seus olhos. Não posicione a câmera ou celular pra baixo ou para cima dos seus olhos. Se você olha na câmera de cima, pode parecer arrogante, como se sentisse maior (e melhor) que os outros. Se estiver olhando pra cima (com a câmera muito alta) poderá parecer subserviente demais. Use a técnica do olho no olho, pessoas iguais, e mantenha a câmera na direção dos seus olhos e olhe sempre pra lente. Os desvios podem transmitir desconforto, falta de confiança e de conexão.

EXPRESSIVIDADE CORPORAL
Seja natural; gesticule se quiser, mexa os braços. Só evite gestos bruscos e que tirem você de fora da cena. A câmera ficará parada, então é importante que você se mantenha na direção dela.

Não leve as mãos para a direção da lente. Suas mãos vão crescer muito no vídeo e isso poderá passar a ideia de agressividade.

SENTADO OU EM PÉ?
Tanto faz, como você se sentir melhor.
Se estiver sentado, procure não deixar a câmera muito longe e evite mostrar uma mesa entre você e a câmera. Isso pode bloquear a interação entre o internauta e você. Nada pode ficar entre vocês dois.

Não use cadeira com rodinhas para não correr o risco de  ficar balançando como se estivesse num barco.

Se estiver em pé, mantenha os pés fixos no chão, sem flexionar joelhos e movimente só da cintura pra cima. Não mude de lugar senão a câmera perde você. Agitação pode passar a ideia de nervosismo.

EXPRESSIVIDADE VOCAL
Fale naturalmente como quando conversa com alguém. Na verdade, você está conversando com alguém. Use a alternância de tom para deixar seu vídeo vibrante e use a sua melhor energia.

PORTUGUÊS
Fale corretamente, capriche na pronúncia das palavras. Pode dizer ‘pra’ em vez de ‘para’, mas não diga ‘as pessoa’…rsrs

COMO COMEÇAR O VÍDEO (algumas ideias – adapte para o seu tema):
A. Com uma pergunta: Você sabia que pode fazer isso ou aquilo? Nesse vídeo eu quero explicar isso pra você. Eu sou fulano de tal…….
B. Com uma afirmação: A alienação parental é um …….que pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Eu sou fulano de tal e vou te explicar por que é necessário ter cuidados bla bla bla
C. Com a sua apresentação: Olá, eu sou fulano de tal, especialista em…., e nesse vídeo eu quero falar sobre bla bla bla.
D. Fazendo referência a um caso de destaque na mídia: A decisão do Supremo Tribunal Federal de soltar o goleiro Bruno vem provocando muita polêmica nas redes sociais e eu resolvi fazer esse vídeo para esclarecer. Eu sou fulano de tal….bla bla bla.
E. Você também poderá dizer seu nome em primeiro lugar e depois falar o que deseja, mas essa é a forma mais comum. Seja criativo, inove, surpreenda.

CONTEÚDO
Ofereça conteúdo, doe-se, compartilhe. Você pode dividir o conteúdo em vários vídeos para não entregar tudo de uma vez. Faça suspense, prometa e cumpra um novo conteúdo na semana que vem, por exemplo.

Coloque-se à disposição para outros esclarecimentos, convide as pessoas para comentarem no seu vídeo, ofereça seu e-mail ou outro contato para criar aproximação.

ENERGIA
Sua energia pode contagiar positivamente ou negativamente. Antes de começar a gravar, solte-se, relaxe e perceba se o semblante está amigável ou se parece da turma dos Irmãos Metralha.

Pense positivamente e, depois de organizar seu conteúdo, ligue a câmera e comece a gravar. Caso você não tenha o desempenho que pretendia, não se irrite com você mesmo. Pare e comece de novo, mas procure evitar tanto perfeccionismo, afinal numa conversa com outra pessoa você não para e começa de novo, não é mesmo?

Sorria se o assunto for positivo. Mostre que domina o conteúdo e que tem autoconfiança para compartilhar o que se propôs.

Aguardo seus vídeos. Bom trabalho!

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

Saiba mais

Podcast FALA MALDITA

Aurea na imprensa