Gabriel,
Você está construindo um ótimo caminho para aumentar sua percepção; parabéns mesmo!
→ Agora vamos traçar planos concretos para alcançar a meta? Sugiro que elabore um PLANO DE AÇÃO que contenha:
-
- Ação: escreva cada prática que deseja fazer. Por exemplo: ao conversar com fulano, ficarei totalmente concentrado, sem pressa de adiantar as palavras dele e me dedicarei ao momento
- Data: qual é a data limite para essa prática acontecer? Se tiver alguém em mente (com quem quer treinar) e saiba quando vão se encontrar, determine essa data
- Resultados esperados: liste o que vai ganhar com a nova postura
Você pode fazer esse PLANO para cada comportamento que deseja alterar; assim faz uma coisa de cada vez, com tempo, e pode perceber os resultados. O exercício que fez na sessão 2 em que visualizou que tipo de comunicador deseja ser, pode te ajudar nisso.
→ Caso perceba que se esquece de tomar a iniciativa de realizada a ação estipulada, crie ALERTAS que podem te ajudar a não perder as oportunidades. Pode ser o despertados do celular, um pedaço de papel enrolado na aliança, uma pulseira feita com elástico ou laço de fita e também um bilhete. Crie formas de se ajudar para não perder as chances de aumentar a qualidade das relações. Registre o ‘modus operandi’ e os ganhos.
→ Questione a mente SEMPRE. Esse é um ótimo exercício para se aprofundar no seu autoconhecimento, se distanciar da situação para analisar melhor a sua postura e perceber crenças, preconceitos e julgamentos. Sempre que um fantasma visitar você, pergunte: ‘isso é mesmo real ou sou eu que estou criando?’ Procure evidências reais para sustentar a sua suspeita e se não encontrar, vire a página para se livrar de um possível julgamento que pode te bloquear.
- avalie os pensamentos automáticos, aqueles que sempre aparecem e nos quais você acredita. Será que você acredita neles por que fazem mesmo algum sentido pra você ou nem sabe por que acredita?
- quando surgir um pensamento destrutivo, faça o cenário inverso e pense num resultado positivo e não negativo como a mente apresenta. Crie a sua própria forma de vida e não acredite completamente na mente.
- analise o seu vocabulário para perceber o volume de palavras negativas. Focalize o pensamento positivo e as palavras positivas; isso pode mudar o seu humor e a visão sobre a vida
→ Leia o Backstage para aprimorar a arte de dar entrevistas. Levante dúvidas, se houver, para discutirmos na próxima sessão.
PRÓXIMA SESSÃO: a marcar!