Dodó,
Parabéns pela exposição clara e consciente que fez sobre sua forma de se comunicar. Com base nas suas observações e também nas minhas percepções, vamos desenvolver juntos um plano de ação para aprimorar a comunicação.
GRAMÁTICA
Um dos pontos de aprimoramento que você destacou é o uso da gramática. E você tem razão, porque quanto mais usa o português corretamente, mais passa credibilidade. Então, vamos praticar?
Clique aqui e baixe uma lista de exercícios para você praticar. Salve no seu computador, responda e envie por e-mail para eu corrigir, por favor.
DISCURSO
Para organizar um discurso, você pode usar o roteiro descrito abaixo que ajuda a identificar os assuntos principais que você pretende falar e escolher a ordem em que eles serão transmitidos.
Recomendo o uso da ferramenta 5W’s e 2H’s, cujo nome vem de duas técnicas: a 5W’s vem das 5 principais questões do Jornalismo, que inglês começam com a letra W e são:
- What (o quê)
- Who (quem)
- When (quando)
- Where (onde)
- Why (por quê)
E também a 2H’s que somada à técnica 5W’s pergunta (como iniciais em H):
- Como (How)
- Quanto (How many/How much)
Se você responder a essas 7 questões, terá um resumo do seu assunto que pode ser mais ou menos recheado dependendo do tempo que tem pra falar.
Imagine que vai preparar um roteiro para o assunto: ‘Rios da Amazônia precisam de mais segurança’
A partir da definição do tema, você vai encaixar os assuntos dentro do roteiro (melhore os conteúdos, eu apenas inseri alguma coisa, mas você pode fazer melhor):
– O quê: Rios da Amazônia precisam de mais segurança (a pergunta O QUÊ é sempre sobre o tema a ser falado), mas aqui você pode especificar um pouco mais: principais rios da Amazônia ou x (número correto) rios da Amazônia precisam de mais segurança.
– Quem: Faça perguntas para cada questão, porque você poderá encontrar vários sujeitos. O QUEM pode ser: os rios, os navegantes, as navegações, o estado da Amazônia, a economia da Amazônia. Avalie o foco que quer dar e selecione um ou mais sujeitos.
– Quando: Você deve usar as respostas a essas perguntas de forma estratégica (como em todo discurso que fizer) e destacar o que mais conveniente. Dessa forma, poderá dizer desde quando a situação ficou mais alarmante ou em que hora do dia ou dia da semana o risco de assaltos é maior. Avalie: o que causará mais impacto? Escolha a informação que lhe oferecer mais relevância.
– Onde: Em que trecho dos rios, em que rios?
– Por quê: Essa é uma das respostas mais importantes: responda por que é urgente que haja mais segurança nos rios da Amazônia? Fale sobre os objetivos para solicitar mais segurança.
– Como: Se você já tem um plano para sugerir, aqui é o momento para sugerir: quantos homens por que faixa de terra (margem) ou água deveriam existir, monitoramento via satélite, etc.
– Quanto: essa resposta pede quantificação, números, matéria prima que o jornalista adora e que ajuda a convencer, por que trata-se de fatos e não opiniões ou especulações.
– quantos assuntos em que faixa de tempo,
– qual o valor roubado,
– quantas embarcações avariadas,
– há mortos?,
– qual é a extensão dos rios que precisa de atendimento,
– qual é o valor de investimento para essa ação
Depois de organizar todo o seu discurso como respostas às 7 perguntas, fale sobre os benefícios. Parece óbvio que, fazendo tudo isso, a região passará a ter mais segurança e que isso gerará maior incentivo aos comerciantes, maior expectativa para os moradores/comércio das regiões distantes que receberão as mercadorias encomendadas, que isso faz girar a economia e etc, mas é valioso deixar isso muito claro. É bom que o comunicador não acredite no óbvio, porque o óbvio pra mim pode não ser pra você e vice-versa. Para listar os benefícios, você pode pensar no impacto da maior segurança para a economia do Norte do país.
Assim que tiver preenchido todos os aspectos desse roteiro, você vai escolher em que ordem eles entram. É melhor falar primeiro sobre os BENEFÍCIOS ou sobre o ONDE? É melhor falar sobre o POR QUE ou sobre o COMO? Avalie o impacto dos conteúdos considerando a plateia que vai ouvi-lo. Depois disso, é só medir o tempo que tem pra falar e quanto pode falar sobre cada aspecto. Como você domina o conteúdo, vai ficar fácil lembrar-se só dos 5W’s, 2H’s e benefícios para começar a discursar.
Por favor, escreva as respostas (imagine o público que vai ouvir esse discurso) e vamos discutir na próxima sessão. Se tiver dúvidas, me avise.
Obrigada e bom trabalho!
Nossa sessão 2 está marcada para o dia 19 de fevereiro, às 11h30 (horário de Manaus).