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PODCASTS

Media Training e Comunicação Pessoal | Aurea Regina de Sá

Sessão inicial – Dodó

Dodó,

Parabéns pela exposição clara e consciente que fez sobre sua forma de se comunicar. Com base nas suas observações e também nas minhas percepções, vamos desenvolver juntos um plano de ação para aprimorar a comunicação.

GRAMÁTICA
Um dos pontos de aprimoramento que você destacou é o uso da gramática. E você tem razão, porque quanto mais usa o português corretamente, mais passa credibilidade. Então, vamos praticar?

Clique aqui e baixe uma lista de exercícios para você praticar. Salve no seu computador, responda e envie por e-mail para eu corrigir, por favor.

DISCURSO
Para organizar um discurso, você pode usar o roteiro descrito abaixo que ajuda a identificar os assuntos principais que você pretende falar e escolher a ordem em que eles serão transmitidos.

Recomendo o uso da ferramenta 5W’s e 2H’s, cujo nome vem de duas técnicas: a 5W’s vem das 5 principais questões do Jornalismo, que inglês começam com a letra W e são:

  • What (o quê)
  • Who (quem)
  • When (quando)
  • Where (onde)
  • Why (por quê)

E também a 2H’s que somada à técnica 5W’s pergunta (como iniciais em H):

  • Como (How)
  • Quanto (How many/How much)

Se você responder a essas 7 questões, terá um resumo do seu assunto que pode ser mais ou menos recheado dependendo do tempo que tem pra falar.

Imagine que vai preparar um roteiro para o assunto: ‘Rios da Amazônia precisam de mais segurança’

A partir da definição do tema, você vai encaixar os assuntos dentro do roteiro (melhore os conteúdos, eu apenas inseri alguma coisa, mas você pode fazer melhor):

O quê: Rios da Amazônia precisam de mais segurança (a pergunta O QUÊ é sempre sobre o tema a ser falado), mas aqui você pode especificar um pouco mais: principais rios da Amazônia ou x (número correto) rios da Amazônia precisam de mais segurança.

Quem: Faça perguntas para cada questão, porque você poderá encontrar vários sujeitos. O QUEM pode ser: os rios, os navegantes, as navegações, o estado da Amazônia, a economia da Amazônia. Avalie o foco que quer dar e selecione um ou mais sujeitos.

Quando: Você deve usar as respostas a essas perguntas de forma estratégica (como em todo discurso que fizer) e destacar o que mais conveniente. Dessa forma, poderá dizer desde quando a situação ficou mais alarmante ou em que hora do dia ou dia da semana o risco de assaltos é maior. Avalie: o que causará mais impacto? Escolha a informação que lhe oferecer mais relevância.

Onde: Em que trecho dos rios, em que rios?

Por quê: Essa é uma das respostas mais importantes: responda por que é urgente que haja mais segurança nos rios da Amazônia? Fale sobre os objetivos para solicitar mais segurança.

Como: Se você já tem um plano para sugerir, aqui é o momento para sugerir: quantos homens por que faixa de terra (margem) ou água deveriam existir, monitoramento via satélite, etc.

– Quanto: essa resposta pede quantificação, números, matéria prima que o jornalista adora e que ajuda a convencer, por que trata-se de fatos e não opiniões ou especulações.

– quantos assuntos em que faixa de tempo,
– qual o valor roubado,
– quantas embarcações avariadas,
– há mortos?,
– qual é a extensão dos rios que precisa de atendimento,
– qual é o valor de investimento para essa ação

Depois de organizar todo o seu discurso como respostas às 7 perguntas, fale sobre os benefícios. Parece óbvio que, fazendo tudo isso, a região passará a ter mais segurança e que isso gerará maior incentivo aos comerciantes, maior expectativa para os moradores/comércio das regiões distantes que receberão as mercadorias encomendadas, que isso faz girar a economia e etc, mas é valioso deixar isso muito claro. É bom que o comunicador não acredite no óbvio, porque o óbvio pra mim pode não ser pra você e vice-versa. Para listar os benefícios, você pode pensar no impacto da maior segurança para a economia do Norte do país.

Assim que tiver preenchido todos os aspectos desse roteiro, você vai escolher em que ordem eles entram. É melhor falar primeiro sobre os BENEFÍCIOS ou sobre o ONDE? É melhor falar sobre o POR QUE ou sobre o COMO? Avalie o impacto dos conteúdos considerando a plateia que vai ouvi-lo. Depois disso, é só medir o tempo que tem pra falar e quanto pode falar sobre cada aspecto. Como você domina o conteúdo, vai ficar fácil lembrar-se só dos 5W’s, 2H’s e benefícios para começar a discursar.

Por favor, escreva as respostas (imagine o público que vai ouvir esse discurso) e vamos discutir na próxima sessão. Se tiver dúvidas, me avise.

Obrigada e bom trabalho!

Nossa sessão 2 está marcada para o dia 19 de fevereiro, às 11h30 (horário de Manaus).

AUREA REGINA DE SÁ

Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.

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