Rosy,
Nesta aula, abordamos alguns aspectos importantes que servem de base para o desenvolvimento da comunicação pessoal:
- a sua autopercepção;
- a percepção dos outros sobre você;
- o que você deseja aprimorar.
Como a base para a boa comunicação é o comportamento, vamos praticar duas tarefas que vão ajudar a consolidar isso:
1. Baixe a Lista de Auto Poder e preencha um pouco todo dia. Procure não escolher as características; deixe a mente trazer sem se limitar. É uma ferramenta para usar sempre, porque o reforço sobre as características positivas é importante para se valorizar e assumir novos desafios. Obs.: não liste o que gostaria de ser, mas o que é, como se vê hoje.
2. Como suporte para o trabalho eficaz com a mente, é importante trabalharmos alguns aspectos comportamentais como a VULNERABILIDADE. O que te faz sentir vulnerável, frágil? Convido você a assistir a palestra da cientista Brené Brown que pesquisa o tema e compartilhou seu conteúdo no TED.
Obs.: Se precisar de legenda em português, abra o vídeo, clique no símbolo de ENGRENAGEM (no canto inferior direito, à esquerda do nome YOUTUBE)>LEGENDAS>TRADUZIR AUTOMATICAMENTE>PORTUGUÊS.
Anote o que te chamar a atenção para trabalharmos na próxima sessão.
SUGESTÕES PARA GRAVAÇÃO DE VÍDEOS:
O roteiro de um vídeo não é fixo e não deve ser, porque é importante que o comunicador surpreenda o público. Portanto, você pode variar a forma como recheia os 59 segundos do Instagram.
Modelo 1:
– Cumprimento: oi, meninas!
– História de acordo com o cronograma: a cliente chegou assim e vai sair de outro jeito; ela queria isso e eu fiz; agora o cabelo está assim e assado.
– Conclusão: você também pode ter um cabelo assim, é só você querer!
Modelo 2:
– Cumprimento: oi, meninas!
– Benefícios conquistados pela cliente: o cabelo ganhou leveza; ela tem mais cabelo do que antes; a cor está como ela queria, da cor original; ela se sente muito mais bonita agora; a cliente me confessou agora há pouco que está se sentindo deslumbrante; etc.
– Conclusão: como você imagina o seu cabelo? o que você imaginar, você pode conquistar!
Modelo 3:
– Cumprimento: oi, meninas!
– Faça uma pergunta inicial: Como é o cabelo dos seus sonhos? Será que o resultado que você gostaria pra você é parecido com esse aqui?
– Contexto da cliente: ela chegou aqui com o cabelo curto e muito insatisfeita com o corte e o tamanho do cabelo. Depois de x, y e z, o resultado é esse: um caminho assim e assado.
– Conclusão: o que você achou? Você acha que merece um cabelo assim também? (não use adjetivo aqui, porque pode soar como comparação. Se você diz: ‘você acha que merece um cabelo BONITO assim?’ quem ouve pode pensar que o cabelo dela é feio.
Sugiro experimentar esses modelos quando gravar vídeos. Além de prestar atenção no conteúdo que quer apresentar, OUÇA o que diz para prestar atenção na pronúncia das palavras e na sua gesticulação (movimentação corporal).
→ PRÓXIMA SESSÃO: 23 de abril de 2018, às 09h (horário de Brasília).
Ir para a sessão 2 → VOLTAR